• IstoÉ
  • IstoÉ Dinheiro
  • Dinheiro Rural
  • Menu
  • Motorshow
  • Planeta
  • Select
  • Gente
  • GoOutside
  • Hardcore
Anuncie
Revista Menu
MenuMenu
FECHAR
  • Home
  • Receitas
  • Últimas
  • Comidas
  • Bebidas e Drinks
  • Menu Testa
  • Siga-nos:Facebook
Notícias22/02/2022

Conheça as cervejas artesanais que defendem o comunismo no Brasil

Conheça as cervejas artesanais que defendem o comunismo no Brasil (Foto: Cervejaria Soviet/Instagram)

Conheça as cervejas artesanais que defendem o comunismo no Brasil (Foto: Cervejaria Soviet/Instagram)

Pedro Marques
Texto por:Pedro Marques22/02/22 - 15h03min - Atualizado em 22/02/22 - 15h06min

Ao contrário das grandes cervejarias, que buscam conquistar o maior número possível de consumidores, os produtores artesanais podem se dar ao luxo de arriscar e criar rótulos para públicos específicos.

+McDonald’s em Bauru é autuado por causa de banheiro “comunista”
+Bolsonarista muda nomes de restaurantes no iFood: “Lula Ladrão” e “Vacina Mata”

É o caso de duas cervejarias brasileiras voltadas para os bebedores de esquerda e que batizam suas geladas com nomes de líderes comunistas – aposta um tanto ousada, ainda mais em tempos de polarização política.

A pioneira é a Titobier, de São Paulo, na ativa desde 2016, que tem rótulos como Marx (autor de "O Capital" e "O Manifesto Comunista") e Trotsky (intelectual marxista e um dos líderes da Revolução Russa de 1917).

É a mesma estratégia da Soviet, inaugurada em 2019 em Juiz de Fora (MG), que homenageia figuras comunistas como Vladimir Lênin (principal liderança da Revolução Soviética) e Rosa Luxemburgo (filósofa e economista marxista polaco-alemã).

"Faltam marcas que representem a esquerda sem medo de levantar bandeira, de se posicionar", disse Demócrito Albuquerque, de 23 anos, um dos fundadores da Soviet, em entrevista ao UOL. Filho de militantes do PCdoB, ele criou a pequena cervejaria com mais três sócios, todos de esquerda.

Como era de se imaginar, tanto a Titobier quanto a Soviet não se tornaram fenômenos de vendas. Por outro lado, as duas marcas mostraram que é possível sobreviver e se destacar apostando em produtos com mensagens sociais.

(*) Da redação da Menu

Saiba mais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Por causa de dívida, mulher joga gasolina e ateia fogo em idoso
+ Como limpar capinha de celular transparente de 5 maneiras
+ Cientistas descobrem as causas da progressão do Alzheimer no cérebro
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
21 regras do comunismo