03/10/2025 - 17:12
Realizado em setembro em Tours, na França, o Mondial du Fromage 2025 reconheceu o queijo Le Gruyère AOP Vieux, da Suíça, como o melhor do mundo. Produzido pelo queijeiro Simon Miguet, da Fromagerie La Côte-aux-Fées, o rótulo superou mais de 1,9 mil inscrições na disputa internacional.
Originária de Neuchâtel, na Suíça, a queijaria mantém viva uma tradição centenária da região. Feito com leite cru de vaca e protegido pelo selo de denominação de origem controlada (AOP), o Gruyère “Vieux” (velho, em tradução do francês) premiado passa por um processo prolongado de maturação e pode chegar a 18 meses de envelhecimento. O resultado depende do período de maturação: o queijo pode ter sabor lácteo marcante e levar notas de alho, carne e caldo. A textura é firme, levemente granulada e tem cristais de maturação.

A vitória não é novidade: o rótulo já havia conquistado cinco vezes o título de melhor do mundo no World Cheese Awards desde 1992, além de somar três vitórias no World Championship Cheese Contest.