09/04/2025 - 12:41
Os bitters (“amargos”, em tradução livre) são a grande aposta da coquetelaria para o futuro. Conhecidas por dar personalidade a drinks clássicos, como Old Fashioned e Manhattan, essas bebidas — cujas bases vêm da mistura de extratos de ervas, raízes, flores, frutas e especiarias — têm sabor que transita entre o amargo e o agridoce.
+ House of Angostura mantém receita de bitter mundial sob sigilo por 200 anos
+ Restaurante com trem histórico e arte familiar reabre portas no interior de São Paulo
O que é e quando usar o bitter?
O bitter é um dos ingredientes mais antigos da história da coquetelaria. Originalmente, era utilizado com fins medicinais, especialmente para auxiliar na digestão. Hoje em dia, é considerado o “tempero” de drinks, conferindo complexidade e equilíbrio a criações da alta coquetelaria.
Ao reunir ingredientes botânicos, o bitter passa por processos rigorosos de maceração e infusão, resultando em um líquido aromático e cheio de camadas de sabor. Seu papel é equilibrar o dulçor de xaropes, a acidez de frutas cítricas e até mesmo o impacto de destilados mais robustos em preparos alcoólicos. Uma gota pode transformar um coquetel, adicionar profundidade e realçar sabores que poderiam passar despercebidos.
Para quem deseja se aventurar na coquetelaria com o bitter, a recomendação é ter moderação no uso, já que ele é muito concentrado e apenas uma ou duas gotas bastam.
Bitter nacional

No Brasil, a NIB Bebidas tem se destacado nesse mercado ao lançar o primeiro bitter nacional, o Aromatic. Recentemente, a marca apresentou dois novos sabores: laranja e chocolate, atendendo à crescente demanda por diversidade na mixologia.