Por mais práticas que sejam (e, de fato, são) as airfryers não são indicadas para preparar todo o tipo de receita. Por usarem um mecanismo que faz o ar quente circular, elas não atingem a temperatura necessária para cozinhar alguns alimentos. Em outros casos, os ingredientes podem cair dentro da cesta do utensílio, estragando a receita.

+Aprenda segredo para tirar crosta de gordura de sua air fryer sem esforço
+Air fryer: 5 erros que você deve evitar ao usar o eletrodoméstico
+Rita Lobo vai ensinar a cozinhar “comida de verdade” na air fryer

A jornalista Rebecca Astill, do site inglês BirminghamLive, no entanto, escreveu um artigo na última segunda-feira (12) em que testou vários alimentos e listou seis que devem ser evitados na airfryer. Veja a seguir as impressões da jornalista.

Torradas

Foto: Napolehto

Apenas aceitável se não tiver uma torradeira por perto, pois tosta somente a parte externa do pão. Também espalha muitas migalhas, causando muita sujeira.

Brócolis

Foto: iStock
Foto: iStock

Muitos vegetais são um sucesso na air fryer, mas os brócolis ressecam demais e suas folhas praticamente viram pó.

Arroz

Foto: iStock
Foto: iStock

O calor que circula dentro das airfryers não é quente o suficiente para ferver a água, tornando impossível cozinhar arroz.

Macarrão

Dica de chef: use a água do macarrão para preparar outras receitas (Foto: iStock)
Dica de chef: use a água do macarrão para preparar outras receitas (Foto: iStock)

Mesmo problema do arroz. No entanto, é possível colocar o macarrão já cozido na airfryer para finalizar algumas receitas.

Peixe empanado

Foto: iStock
Foto: iStock

Para aquele peixe empanado que você compra pronto, a airfryer funciona lindamente. No entanto, se você usar uma massa mais líquida, como as de tempurá, não vai dar certo, já que a massa vai se soltar do pescado. Uma opção é usar farinha de rosca, que garante mais firmeza.

Pipoca

Foto: Divulgação

Pode parecer que pipoca e airfryer fariam um casamento perfeito, mas não é o caso. O milho da pipoca pode ficar preso no sistema de aquecimento do aparelho ao estourar, causando até risco de incêndio. Melhor evitar.