Ter uma boa relação com os alimentos é essencial. Quem fez muitas dietas, por exemplo, pode ter a percepção de que a comida é uma “inimiga” e desprezar os benefícios à saúde proporcionados por uma boa alimentação.

+Embalagens de alimentos terão alerta sobre excesso de açúcar, gordura e sódio
+Felipe Neto recebe dicas de alimentação saudável e receitas de Rita Lobo

Mas essa relação pode mudar, de acordo com a revista Psychologies, que consultou estudos e especialistas. Com base nessas informações, a revista listou algumas dicas para você transformar a comida em sua aliada. Veja a seguir.

Foco

Quando estamos distraídos e no “automático”, acabamos comendo mais do que devemos, segundo a Psychologiues. Por isso, ao fazer uma refeição, deixe de lado o celular, desligue a TV e concentre-se apenas nos alimentos.

Sinta

Enquanto está à mesa, use todos os sentidos para perceber o que cada alimento tem de único. Além do olfato e do paladar, um ingrediente pode se destacar pela aparência ou pela textura. Isso pode te ajudar a descobrir sabores e até incluir novos ingredientes em suas refeições.

Calma

Muitas vezes, quem come rápido vê a hora do almoço ou do jantar como uma obrigação e quer se livrar o quanto antes da tarefa. Além de fazer mal à digestão, a prática também engorda: o organismo fica confuso e não registra que está satisfeito, fazendo você comer mais.

Mastigue

Uma maneira de desacelerar durante as refeições é mastigar os alimentos com calma. Entre cada bocada, deixe o garfo no prato e aprecie os sabores sem pressa. Comer devagar facilita a digestão e liberta hormônios que aliviam o estresse.

(*) Da redação da Menu