19/02/2025 - 8:30
Em fevereiro, celebra-se o Dia da Syrah, uma das uvas tintas mais famosas do mundo. Reconhecida por sua adaptabilidade a diversos climas e solos e pela diversidade de vinhos que elabora, ela é originária do cruzamento natural entre as uvas Dureza, do tipo tinta, e Mondeuse Blanche, branca.
Graças à mistura, essa variedade produz vinhos de coloração intensa com elevada concentração de antocianinas — pigmentos naturais de ação antioxidante — presentes em sua casca.
Os aromas dos vinhos Syrah variam entre frutas negras, violeta, pimenta-do-reino e azeitonas pretas, e ganham notas de chocolate e tabaco com envelhecimento em carvalho. Quando o assunto é harmonização, o time de sommelières do Grupo Wine explica que estes vinhos costumam combinar com carnes vermelhas, cordeiro, porco e queijos maturados, além de temperos marcantes como alho, pimenta, mostarda e ervas aromáticas.
Syrah ao redor do mundo
Os vinhos elaborados com esta uva adquirem características diversas a depender do país. Na França, seu berço, destaca-se a produção no Vale do Rhône, originando vinhos elegantes e especiados como Hermitage e Côte-Rôtie. Na Austrália, onde é chamada de Shiraz, produz versões encorpadas e frutadas, especialmente em Barossa Valley e McLaren Vale.
Já na América Latina há produção de excelentes versões na Argentina, com Mendoza e San Juan, criando vinhos intensos e bem estruturados. No Chile, em vales como Colchagua e Elqui, combina frescor com notas de frutas escuras e pimenta.
No geral, de corpo médio, taninos amaciados e acidez equilibrada, a produção de vinhos com o Syrah consiste em uma das mais tradicionais e antigas na história da vinicultura.
Vinhos produzidos com a uva
Blend clássico francês

Para prestigiar a Syrah no sul da França, o exemplar Domaine de l’Ostal Estibals A.O.C. Minervois 2020 é uma excelente indicação. Neste blend, a Syrah é protagonista, compondo o vinho com as uvas Carignan e Grenache. Elaborado em Minervois, uma A.O.C na região vinícola de Languedoc-Roussillon, o vinho possui uma expressão jovem, vibrante e intensa.
Rosé português

A uva também pode ser vinificada em rosé, como o JP Azeitão Seleção do Enólogo Syrah Rosé 2023. Elaborado pelo Bacalhôa Vinhos de Portugal, na Península de Setúbal, este Syrah é delicado, aromático, leve e refrescante, ótimo como aperitivo, ou acompanhando pratos mais leves.
Blend chileno

Uma combinação ímpar com a rainha das uvas tintas, Syrah e Cabernet Sauvignon, faz do Aliwen Reserva Valle del Maule Cabernet Sauvignon Syrah 2021 um exemplar curioso e interessante, de média estrutura e sabores especiados, ideal para harmonizar com carnes vermelhas assadas ou cozidas ou carnes brancas intensas.
Espumante Demi-Sec

Para degustar a Syrah numa versão mais refrescante, a indicação é o Espumante U By Undurraga DO Región del Valle Central Demi-Sec. O espumante chileno é frutado, com notas de abacaxi, pêssego e pêra. Possui acidez média para alta, é refrescante e tem final adocicado.