05/07/2019 - 13:00
por Rogério Santos
O que o consumidor buscará quando ir à prateleira de lojas e supermercados nos próximos anos? Mais preocupado com aquilo que consome, ele busca sabor, saúde e frescor. Este é o resultado da 3° edição da pesquisa Taste Tomorrow, encomendada pela Puratos junto ao Instituto de Pesquisas InSites Consulting.
Os resultados do levantamento foram apresentados entre os dias 03 e 04 de julho durante a 3° edição do Taste Tomorrow, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. Os resultados da pesquisa também foram apresentados em Hong Kong, Chicago, Barcelona.
A pesquisa ouviu mais de 17 mil consumidores em 40 países, incluindo o Brasil e revelaram percepções sobre os segmentos de panificação, confeitaria e chocolate, apontando tendências destes setores para os próximos anos.
As empresas estão se adaptando as “novas regras” do mercado e essa pesquisa apresenta informações que auxiliam a senhar essas novas maneiras de consumo”, explica Fabio Di Giammarco, CEO da Puratos na América Latina. O evento contou com a presença de palestrantes de renome internacional, que falaram sobre tendências para o mercado de alimentação.
Rollo McIntyre, responsável pelo departamento de inovação da Ipsos UU apresentou o resultado da pesquisa, ponderando que além de buscar alimentos com menos açúcar e gorduras, não abre mão da qualidade, com sabor e qualidade. “O equilíbrio entre sabor e saúde deve estar presente nos alimentos”, disse.
Ações de marketing e a natureza “instagramável” dos alimentos foi o tema da fala de Karen Stanton, diretora global de marketing e diretora da IFF (International Flavors & Fragrances).
Segundo ela, um conceito que deve se popularizar em breve é a “smelfie”, ou seja, a self “com cheiro”, fator que vai mudar a forma como as pessoas publicam fotos de alimentos nas redes sociais. “Em breve, os restaurantes não terão cardápio, o cliente poderá sentir o aroma dos pratos eletronicamente e decidir o que comer”, apontou.
CEO da empresa Foodlosofia, Diego Ruzzarin utilizou conceitos de filosofia, psicologia e design para detalhar que apesar das constantes inovações tecnológicas, o consumidor não abre mão da qualidade no alimento que consome.
Inovação e Tecnologia – Durante o evento, algumas startups apresentaram seus projetos para a indústria alimentícia. como um aparelho de cozinha para impressão de alimentos em 3D que permite que a personalização de pratos s pessoas personalizem os alimentos e uma máquina que prepara tortillas com cápsulas semelhante as utilizadas para café expresso.