Foram divulgados na noite desta quinta-feira, 23, os rótulos vencedores da 5ª Copa Cerveja Brasil — concurso realizado pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva). Baseando-se na avaliação de um júri técnico, a premiação definiu as melhores cervejas do país em 18 categorias da bebida e premiou os três melhores rótulos do Brasil em todas as categorias.

Os três melhores rótulos de cada segmento de cerveja foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. As cervejas que receberam medalha de ouro nessa etapa representarão o Brasil no concurso World Beer Cup, nos Estados Unidos. 

Dentre os 18 medalhistas de ouro, três foram escolhidos para a categoria “Best of Show”, que premia os melhores rótulos de cerveja dentre todos os estilos. As campeãs já haviam sido reconhecidas na fase regional da Copa Cerveja, ao se classificarem entre as 277 medalhistas de ouro, prata ou bronze dentre 827 inscrições. Na fase nacional, todas as medalhistas foram avaliadas por um novo júri. 

As três melhores cervejas do Brasil

Da esquerda para a direita: cervejas Frutopia, da Yellow Bird Brewery, de Pinhais (PR), em colaboração com a Hespanha Brewery, de Paranaguá (PR); Pilsen com Café, da Cervejaria Louvada, de Cuiabá (MT); e Kaptain Lisa, da Stannis, de Jaraguá do Sul (SC)

A medalha de ouro da categoria “Best of Show” ficou com a Frutopia, da categoria Brazilian Wood and Barrel Aged Sour Beer. O rótulo da Yellow Bird Brewery, de Pinhais (PR), em colaboração com a Hespanha Brewery, de Paranaguá (PR), tem como base o estilo brasileiro Catharina Sour, com polpas de amora e morango e sucos de tangerina e limão. Na maturação, recebe chips de Amburana, madeira típica do Brasil.

Recebeu a medalha de prata a Cervejaria Louvada, de Cuiabá (MT), com sua Pilsen com Café. O rótulo é uma International-Style Pilsner que recebeu café da variedade Catuaí Vermelho beneficiado no método honey process. 

O bronze foi para a cervejaria Stannis, de Jaraguá do Sul (SC), pela Kaptain Lisa — cerveja forte e escura, com 9% de álcool, do estilo Adambier, originário da Alemanha.

“O resultado da Copa Cerveja Brasil reforça o valor dos ingredientes brasileiros na cerveja. Em todas as regiões ao menos um dos principais premiados utilizou fruta, madeira ou outro elemento de nossa cultura gastronômica. E o mesmo acontece agora na Etapa final, com a amburana e com o café”, comemora Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva.

Copa Cerveja Brasil

A premiação faz parte do road show Conexão Cerveja Brasil, que percorre o Brasil com ações de capacitação e integração do setor cervejeiro. Além do concurso, a iniciativa inclui festival cervejeiro e congresso técnico em todas as etapas regionais. 

A relação completa das medalhistas nas etapas regionais e nacional está disponível no perfil da associação no Instagram.