O churrasco brasileiro é conhecido mundialmente. Agora, é possível levar esse sabor a qualquer lugar e a qualquer hora. Essa é a proposta da Costelata, empresa que vem redefinindo o churrasco brasileiro, atingindo a excelência comparável ao confit de canard francês, por meio de uma nova abordagem na conservação da costela. Utilizando técnicas que envolvem gordura e sal, a preservação da carne ocorre de forma natural. Este método não apenas mantém o sabor autêntico e intenso, mas também coloca o churrasco brasileiro em um patamar único no cenário gastronômico.

A proposta principal está relacionada ao tempo: tanto para o preparo quanto para o consumo. Enquanto a preparação da costela pode demandar horas, a Costelata oferece o mesmo sabor em poucos minutos. Além disso, a durabilidade fora da geladeira mantém os produtos conservados por meses até sua preparação.

A ideia surgiu a partir do renomado Chef Charles Chiapetti, profissional que atuou à frente da cozinha da churrascaria Porcão Rios e que acumula uma coleção de inúmeros prêmios gastronômicos. Os investidores Fernando e Isabella Fernandes, pai e filha, abraçaram a proposta e lançaram o produto em janeiro de 2024. O segredo da conservação da costela, atingido por poucos no mundo, é guardado a sete chaves.

A receita da Costelata, desenvolvida ao longo de sete anos sob a direção do Chef Charles, foi criada com o objetivo de trazer praticidade aos apreciadores deste tipo de corte bovino. “Nossa missão é simplificar a arte do churrasco, proporcionando a experiência da carne na brasa em um tempo reduzido. Assim, há mais tempo para aproveitar com os amigos e familiares ou simplesmente desfrutar de uma costela em um dia comum”, afirma o chefe.

Seja no forno, micro-ondas, airfryer ou até mesmo churrasqueira, os novos produtos são alternativas rápidas para os amantes de churrasco sem a necessidade de investir horas no preparo culinário. A linha possui oito produtos e o destaque da Costelata é, de fato, sua costela bovina – com opções de 400g e 800g, em embalagem pouch ou em lata; sendo cortada em cubos ou em formato de steak, livre de ossos.

A entrega é realizada diretamente ao consumidor no Estado do Rio de Janeiro e as vendas para todo o Brasil estão previstas para iniciar em março.