Cozinhar é uma tarefa única porque é uma tarefa árdua, uma alegria, uma obrigação, uma saída criativa e uma necessidade. Para alguns, entender como os sabores se desenvolvem e as texturas interagem é um talento inerente. Para outros, esses conceitos podem parecer estranhos e até intimidadores. Muitas vezes, esses dois tipos de pessoas acabam se relacionando e decidem morar juntos. Todo mundo tem que comer, e comer fora em todas as refeições não é financeiramente viável para a maioria das famílias. Então, por que não abraçar a culinária como uma atividade que vocês podem realizar juntos?

O site Glam elencou alguns benefícios que cozinhar a dois pode trazer para o casal. Veja quais:

Cuidando um do outro

Cozinhar para alguém é um ato de amor e cuidado, pois comer envolve nutrir e não apenas no aspecto dos benefícios dos alimentos. Se duas pessoas cozinham juntas, o sentimento de nutrição do relacionamento aumenta, segundo o site.

Assim, passar algum tempo cozinhando com seu amor é uma forma bacana de mostrar que um se importa com o outro. Essa é a origem do conceito de cozinhar com amor ou adicionar o amor como “ingrediente secreto”. De muitas maneiras, alimentar uma pessoa é amá-la e cuidar dela. Quando feito intencionalmente, cozinhar é uma forma profunda de expressão amorosa.

Tempo de qualidade

A vida moderna é agitada. As agendas estão sempre lotadas e até o tempo gasto em casa não é necessariamente, um tempo de qualidade, pois o número de interrupções é imenso, do celular apitando com mensagens aos filhos exigindo atenção. Mas, não importa a falta de tempo, comer é uma necessidade inegável e de todos os dias. Por isso, juntar as habilidades culinárias do casal, para colocar o jantar à mesa todas as noites, pode dar ao relacionamento uma janela de tempo para relaxar e se conectar um com o outro.

Enquanto um pica as cebolas e o parceiro descasca os ovos cozidos, ambos podem falar sobre o seu dia, desabafar, falar sobre planos futuros ou, simplesmente, rir e criar juntos. De reclamações do dia a dia a preocupações sérias e palavras de amor, todos os detalhes da vida são compartilhados na cozinha quando cozinhar juntos se torna a norma.

Responsabilidades compartilhadas

Garantir que as tarefas necessárias para administrar sua casa sejam divididas de maneira justa é uma tarefa árdua, não é fácil. Historicamente, as mulheres carregam uma parte injusta do trabalho doméstico, independentemente de quanto trabalham fora de casa. Por isso, cozinhar junto com seu par significa que colocar comida na mesa não é mais uma tarefa que precisa ser dividida ou negociada. Cada noite que vocês decidem passar juntos na cozinha é um passo mais perto de uma divisão justa e equitativa do trabalho doméstico.

Trabalhando em equipe

Você e seu parceiro são uma equipe. Quando foi a última vez que vocês trabalharam juntos como uma unidade? Cozinhar a dois é uma excelente maneira de aprender os estilos de comunicação um dos outro e aprender a se comunicar de maneira tranquila e assertiva. A cozinha pode fornecer um espaço seguro para explorar e aceitar os seus pontos fortes e fracos e os de seu parceiro e usá-los para forjar uma aliança imbatível.

Juntos, vocês podem preparar uma refeição incrível que nenhum dos dois jamais pensaria em fazer sozinho. E essa união pode ser a força necessária para fazer com que o casal seja excelente também em outros aspectos da vida.

Construindo memórias

Quando você pensa nas lembranças mais felizes da infância, onde elas ocorreram? Grandes chances de terem acontecido na cozinha de alguém, seja na casa de seus pais, de seus avós, tios e amigos. Se o seu relacionamento sobreviver ao teste do tempo, as memórias que você e seu parceiro reviverão um dia girarão em torno das tarefas diárias que vocês passaram tempo realizando juntos. A vez em que você acidentalmente colocou uma xícara de sal em seus biscoitos de chocolate, em vez de uma xícara de açúcar, ficará para a história como apenas uma das muitas anedotas engraçadas que remontam a vocês dois juntos na cozinha.

Se você tem filhos, essas memórias afetivas sobre comida, culinária e união serão passadas para eles, e depois para seus netos, e assim por diante. Antes que você perceba, você será o avô ou avó com aquele precioso livro de receitas e técnicas secretas que o resto da família luta para ter em mãos.

Experimentando coisas novas

Novas experiências, por menores que sejam, estimulam o cérebro e desencadeiam a liberação de dopamina e outros neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar. Talvez você e seu par podem não ser grandes fãs de aventuras, como pular de paraquedas, mas cozinhar a dois e experimentar novas receitas e sabores é algo totalmente possível de realizar.

Depois de criar o hábito de cozinhar juntos com frequência e se familiarizar com os pontos fortes um do outro na cozinha, mude o foco para trazer mais aventura para a tarefa. Vá até o corredor internacional no supermercado e experimente ingredientes novos e empolgantes. Defina uma meta para experimentar uma nova receita totalmente diferente uma vez por semana. A vida pode ser tão excitante quanto você quiser, mesmo dentro das paredes de sua própria cozinha.

Criando receitas

Se você é novo na cozinha, não se sinta pressionado a criar suas próprias receitas. À medida que você e seu parceiro aprendem a trabalhar juntos, e sabem o que cada um mais gosta, pode ser a hora de criar um prato diferente para dar uma mudada na rotina. Comecem escolhendo juntos um prato de um site ou livro de receitas e tentem adaptá-lo de acordo com as preferências de vocês.

Essa é a base para começar a criar as receitas que se tornarão emblemáticas em sua família, aquelas que vão direto para o caderninho e que farão parte das memórias dos filhos e netos.