13/01/2023 - 13:31
Se você costuma pedir comida em um restaurante próximo, é hora de parar de fazer isso. Cozinhar em casa traz muitos benefícios, como comer de maneira mais saudável, menor desperdício de comida e economia de dinheiro.
Além disso, cozinhar também faz bem para a saúde mental. Sim, coisas simples como fatiar ou cortar legumes, ferver água e juntar diferentes ingredientes para fazer um prato podem ser ótimos recursos para melhorar o bem-estar no dia a dia.
+Aprender a cozinhar faz bem para a saúde mental, diz estudo
Veja 5 dicas que o site Health Shots selecionou para mostrar como a cozinha pode ajudar a trazer mais saúde para a mente e o corpo:
1. Cozinhar auxilia as relações sociais
Um dos maiores riscos para a saúde física e mental é a solidão. Cozinhar é benéfico porque geralmente une as pessoas. Comer com a família e amigos pode oferecer a todos uma sensação de segurança e companheirismo. Participar do preparo dos alimentos com seus entes queridos pode trazer benefícios extras, como melhor comunicação e tempo de qualidade. Todos esses elementos contribuem para a melhora da saúde mental como um todo.
2. Cozinhar dá uma sensação de realização
Você deve ter notado que os profissionais da área de saúde mental normalmente recomendam estabelecer metas gerenciáveis com recompensas desejáveis. Fazer uma refeição é um maravilhoso objetivo de curto prazo, independentemente de você ter problemas de saúde mental ou não. Observar os ingredientes se transformarem em algo nutritivo e delicioso é muito satisfatório. A sensação de realização que cozinhar pode trazer é um grande construtor de confiança.
3. Cozinhar destrói o estresse
Algumas pessoas podem perceber que cozinhar é um fardo. No entanto, muitos consideram a culinária um hobby bem divertido. O ato físico de cozinhar, como picar ingredientes e mexer panelas, demanda foco. Isso permite que você se concentre totalmente no trabalho, o que pode ser especialmente vantajoso para quem está estressado. Este é um dos benefícios mais imediatos de cozinhar. É necessário desacelerar e desviar a atenção das tensões da vida diária para fazer um prato gostoso, e certamente o resultado vale a pena.
4. Cozinhar ajuda a desenvolver uma relação mais saudável com a comida
Cozinhar em casa pode ter um efeito favorável na relação com a comida. Assumir o controle e aprender a cozinhar não apenas aumentará a autoconfiança, mas também aliviará a ansiedade que se sente quando se não tem certeza do que fazer para o jantar.
5. Cozinhar melhora a capacidade de organização
Depois de dominar os fundamentos, cozinhar a maior parte das refeições em casa durante a semana pode melhorar a organização. Ao planejar as refeições, dê uma olhada no que você já tem em sua despensa. Em seguida, determine o que você pode criar a partir dele. Saber o que você quer comer, com antecedência, pode ajudá-lo a gerenciar melhor seu orçamento de compras e a se alimentar de forma mais saudável.