Pode parecer fácil, mas preparar cubinhos e fatias de bacon bem crocantes como as servidas nas porções de batatas fritas e sanduíches das hamburguerias não é tão simples quanto parece. Tanto o tamanho dos cubos e das fatias quanto a temperatura da frigideira fazem toda a diferença no resultado.

+Confira 10 receitas que exploram todo o sabor do bacon
+Gordon Ramsay surpreende fãs com receita de bacon vegano

Para quem ainda tem dificuldades em conseguir bacon crocante em casa, contamos a seguir alguns segredos que as lanchonetes usam. O segredo é fazer a gordura do porco derreter na frigideira e fritar a carne durante o processo. Veja a seguir como fazer isso.

Tamanho

O bacon só fica crocante quando levado ao fogo em cubos pequenos ou fatias finas. Pedaços muito grandes ficarão levemente crocantes por fora, mas cozidos por dentro.

Geladeira

Muita gente costuma tirar fatias de bacon da geladeira e colocá-las diretamente na frigideira – e é aí que dá errado. O ideal é tirar a carne da geladeira e deixá-lo por cerca de 15 minutos em temperatura ambiente. Com isso, o bacon vai cozinhar por igual quando for levado à frigideira.

Paciência

Se você colocar cubinhos ou fatias de bacon em uma frigideira quente, a carne vai tostar por fora, mas a gordura não derreterá. Para que isso não aconteça, coloque o ingrediente na panela ou frigideira fria e só depois leve ao fogo médio. A gordura vai derreter aos poucos e deixar o bacon crocante.

Escorra

Se tudo tiver dado certo, você terá bastante gordura na panela quando seu bacon estiver crocante. Escorra esse excesso e seque a carne com papel toalha para não deixar seu prato muito oleoso.

(*) Da redação da Menu