O coração desempenha um papel fundamental na saúde geral, como a maioria das pessoas já sabe. E a ciência se desdobra para apontar fatores – e até alimentos – que podem favorecer a saúde cardiovascular.

Segundo o site CNET, desde a American Heart Association (AHA) até o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, recomendam fazer escolhas alimentares específicas para apoiar um coração saudável. Como os alimentos para a saúde do coração podem reduzir outros possíveis problemas cardiovasculares – como pressão alta e colesterol alto – vale a pena ter isso em mente ao planejar as refeições semanais.

Estudos recentes revelaram duas coisas: alimentos que são mais arriscados para o coração e alimentos que o fortalecem. Felizmente, os melhores alimentos para a saúde cardíaca são aqueles que você provavelmente já considera saudáveis. Da mesma forma, os produtos não tão saudáveis para o coração provavelmente já estão no seu radar por não fazerem nenhum favor ao seu corpo.

De acordo com a AHA e o Departamento de Saúde, uma dieta saudável para o coração é rica em: proteínas magras, carboidratos complexos ricos em fibras, gorduras saudáveis, frutas e vegetais coloridos e grãos integrais. Esses alimentos fornecerão macronutrientes, fibras, vitaminas e minerais necessários para manter o coração saudável.

Por outro lado, quem está tentando melhorar a saúde cardiovascular deve limitar a ingestão de itens como gorduras trans, gorduras saturadas, carnes processadas como salames e salsichas.

Conheça abaixo uma lista de alimentos que favorecem a saúde cardiovascular e não só podem, como devem, fazer parte de uma alimentação saudável cotidiana:

Frutas e vegetais

Frutas
Foto: Pexels

Vegetais e frutas são ótimos alimentos para o coração. Bananas e batatas doces, por exemplo, fornecem potássio, um mineral essencial para a saúde cardiovascular. Vegetais crucíferos, como brócolis e couve-flor, podem ajudar a prevenir o entupimento das artérias. As folhas verdes fornecem fibras, que podem ajudar a diminuir o colesterol e a pressão sanguínea.

Se os produtos frescos não funcionarem para o seu orçamento ou estilo de vida, é possível obter muitos benefícios nutricionais de opções congeladas, secas e enlatadas. Apenas certifique-se de que eles contenham baixo teor de sódio.

Grãos integrais

Foto: iStock
Foto: iStock

Nem todos os carboidratos são ruins. As farinhas refinados, como as presentes no pão branco, em geral não são uma boa pedida. Mas os carboidratos complexos, como os encontrados em produtos integrais, fornecem fibras, que dão um reforço à saúde do coração.

Além disso, eles geralmente vêm embalados com vitaminas e minerais como ferro, selênio, tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), niacina (vitamina B3), folato (vitamina B9) e magnésio. Se você está procurando uma dieta saudável para o coração, escolha produtos que contenham grãos integrais em sua lista de ingredientes. Além disso, carboidratos complexos também podem ser encontrados em feijões, batatas, ervilhas e milho.

Proteína magra (animal e vegetal)

Salmão com tomilho
Foto: Pixabay

Enquanto certas proteínas – como carne vermelha e processada, como os embutidos – podem ser difíceis para o coração, outras estão no topo da lista de alimentos para a saúde cardiovascular. A chave aqui é procurar proteínas vegetais, proteínas animais magras e peixes. Os especialistas recomendam misturar suas fontes proteicas de boa qualidade, como lentilhas, feijões, nozes, sementes, tofu, peixes (especialmente os gordos, ricos em ômega-3), ovos, laticínios magros e aves.

Gorduras saudáveis

Foto: iStock
Foto: iStock

Não, gordura não é, necessariamente, sinônimo de problemas cardíacos. Embora as gorduras trans e saturadas tenham sido associadas a alterações cardiovasculares em vários estudos, o corpo, incluindo o coração, precisa de gorduras saudáveis. E é possível obtê-los de fontes como peixes, nozes e sementes, abacates e quantidades moderadas de óleos vegetais como azeite de oliva, gergelim, girassol, soja, canola e miho.

Como regra geral, se a gordura for sólida à temperatura ambiente, provavelmente é saturada. Se for líquida, provavelmente se enquadra na variedade insaturada.