17/08/2017 - 8:00
por Pedro Marques*
Equipamentos simples são suficientes para fazer drinque em casa. A seguir, confira uma lista com os itens básicos para o preparo de coqueteis, na opinião dos bartenders Marcelo Serrano, Kennedy Nascimento (Riviera Bar), Marcos Félix (Bar.) e Spencer Amereno Jr. (Frank Bar):
coqueteleira
Há diferentes modelos e tamanhos. As do tipo cobbler têm uma tampa e podem ter também um coador embutido, o que facilita o preparo de drinques com frutas.
copos e taças
Os baixos são usados em drinques como negroni e boulevardier, enquanto nos altos são servidos mojitos e gim-tônicas, por exemplo. Nas taças martíni e flûte também são servidas bebidas como cosmopolitan e bellini, respectivamente.
coador
Há versões mais simples, usadas em cozinhas, até os chamados passadores, feitos para coar coquetéis com ingredientes mais grossos.
balde e pegador de gelo
Ao preparar vários drinques, é sempre bom ter à mão bastante gelo. Os baldes podem ser de diferentes materiais, mas os de metal conservam por mais tempo.
colher bailarina
Colher longa, de pelo menos 30 cm, para misturar bebidas. Algumas tem ponta arredondada, para amassar açúcar, ou um pequeno garfo, para espetar ingredientes.
dosador
O mais popular é o jigger, em forma de ampulheta, com um lado maior (equivale a uma dose) que o outro (meia dose).
macerador
De madeira ou metal, serve para amassar frutas e outros ingredientes. Dê preferência aos de haste mais longa e com a base grande para macerar.
mixing glass
Copo alto usado para gelar e misturar os coquetéis. Encha-o com cubos de gelo e adicione as bebidas. Use uma colher bailarina para mexer e despeje o drinque no copo.
* trecho de reportagem publicada na edição 209