Quem nunca desistiu de um compromisso em cima da hora e inventou uma desculpa nada a ver, só para não ter de passar carão – ou, pior, ter de pagar alguma taxa, no caso de uma reserva de restaurante. Segundo o site da Food & Wine, 71% dos americanos nunca pagariam para cancelar uma reserva, de acordo com a SevenRooms, uma plataforma de tecnologia de restaurantes que pesquisou milhares de americanos. Em vez disso, eles escolheriam simplesmente desistir da reserva, implorar por um reembolso ou simplesmente mentir descaradamente. E adivinhe qual o motivo mais usado nesses casos? Uma emergência familiar que nunca existiu

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A pesquisa, que a equipe da SevenRooms compartilhou com a Food & Wine, foi realizada em colaboração com o YouGov para explorar até onde os americanos irão na tentativa de evitar o pagamento de taxas de cancelamento.

A real é que, atualmente, pega mal não honrar uma reserva de restaurante, pois essa atitude pode prejudicar o estabelecimento.

“Quando um cliente reserva uma mesa e não comparece, pode ser devastador para um restaurante”, diz Josh Todd, CMO da SevenRooms. “Eles não apenas perdem dinheiro, mas também a oportunidade de mostrar ao potencial cliente uma incrível experiência de hospitalidade”.

Ainda assim, no cenário norte-americano, os consumidores não têm medo de mudar os planos e simplesmente não aparecer na reserva, mesmo com a ameaça de taxas a pagar. Nesse caso, de acordo com a pesquisa, 20% dos entrevistados irão fingir situações médicas, enquanto 21% usarão emergências familiares como desculpa.

Por outro lado, parece haver uma luz ao fim do túnel: 35% disseram que mudariam seus planos para chegar à reserva a tempo e 55% disseram que dariam sua reserva a um amigo, caso não pudessem honrar o compromisso. Alguns americanos também relataram sua disposição de pagar a taxa de cancelamento – mas com uma condição. Por exemplo, 38% dos entrevistados afirmaram que considerariam encarar as multas, desde que elas fossem inferiores a 10 dólares (cerca de R$ 52).

Todd explica que esses dados são essenciais porque os restaurantes podem criar políticas que atendam às preferências de seus clientes. “Quando os clientes desfrutam de experiências melhores, eles não sentem que precisam fingir uma emergência médica para receber seu dinheiro de volta”, afirma.

Embora os restaurantes saibam que cancelamentos de reserva certamente podem ocorrer, baseados em emergências reais ou não, muitos pedem que o cliente tenha bom senso na hora de cancelar as reservas, até em benefício próprio. Afinal, as plataformas atuais que permitem fazer e cancelar reservas em bares e restaurantes também rastreiam toda a vez que houve um furo, e a conta do cliente pode ser suspensa se houver cancelamentos demais.

Portanto, para evitar o constrangimento de ser banido dos aplicativos de reservas de restaurantes, o SevenRooms aconselha o consumidor a cancelar com a maior antecedência possível, ligar para o restaurante para reagendar uma data ou fazer o que 55% dos americanos disseram que fariam e dar sua reserva a um amigo ou familiar.

“Os donos de restaurantes já viram isso antes, então não invente uma história elaborada sobre por que você não deveria pagar a taxa”, disse Todd. “Em vez disso, seja honesto e eles geralmente entenderão e poderão acomodá-lo de alguma forma.”