Produzida há mais de 10 mil anos entre diversas civilizações, a cerveja atualmente é a bebida alcoólica mais consumida do planeta. Apesar de sua importância na história, faz pouco tempo que as “geladas” passaram a ser homenageadas mundialmente. A celebração foi criada em 2007 pelo californiano Jesse Avshalomov, que escolheu a primeira sexta-feira de agosto – ou seja, hoje – para celebrar o Dia Internacional da Cerveja.

+Caverna usada há mais de 150 anos para guardar cerveja é encontrada nos EUA
+Cerveja vai ficar mais cara em bares e restaurantes a partir de agosto

E, no Brasil, as marcas Brahma, Heineken e Skol provavelmente serão as estrelas de muitas festas cervejeiras, afirma levantamento feito com exclusividade para a Menu pela SoluCX, empresa de pesquisa de satisfação dos clientes, que entrevistou 4.100 pessoas entre os dias 29 de julho e 2 de agosto.

De acordo com a análise, são essas as cervejas que lideram a preferência dos brasileiros. Entre elas, a mais consumida é a Brahma, afirmaram 20,53% dos pesquisados. Em seguida, estão a Heineken (preferida por 19,12% dos respondentes) e a Skol (17,02%).

As três marcas de cerveja também são as mais lembradas pelos participantes da pesquisa, mas a ordem do ranking muda. Mencionada por 24,35% dos consultados, a Skol ficou em primeiro lugar (24,35%), enquanto Brahma (23,30%) e Heineken (21,99%) ficaram pouca coisa atrás.

O levantamento também destaca que 80% do público toma cerveja duas vezes por semana, geralmente em reuniões com amigos e familiares – essas ocasiões foram mencionadas por 58% dos entrevistados.

Para a consolidação dos dados, do levantamento do Dia Internacional da Cerveja, a SoluCX coletou as opiniões em seu banco de dados que conta com mais de 350 mil respondentes, aplicando pesquisas remuneradas nos respondentes cadastrados em sua base.

Dessa forma, a empresa consegue obter informações de comportamento de consumo de diversas marcas e setores do mercado brasileiro em tempo real. Na pesquisa, a metodologia segue o mesmo padrão, coletando as opiniões em um mesmo canal, período, indicador, volumetria e erro amostral

(*) Da redação da Menu