Bebida com a cara dos EUA, a palavra milkshake (em português, milk-shake) apareceu pela primeira vez na imprensa norte-americana em 1885 e era usada para descrever uma batida alcoólica feita com leite, sorvete, calda de baunilha, uísque e ovos.

+Aprenda a preparar milkshake de cerveja

Curiosamente, por volta de 1900, os jornais dos EUA usavam o termo para identificar uma bebida feita com apenas três ingredientes: leite, sorvete e calda, que podia ser de chocolate, morango ou baunilha. Infelizmente, não há registro de quando a receita passou por essa mudança.

A combinação, no entanto, só foi ficar popular naquele país a partir de 1910, quando surgiu o primeiro liquidificador comercial, lançado pela marca Hamilton Beach. De lá para cá, o milk-shake ganhou fãs ao redor do mundo e status de ícone da cultura pop.

Para celebrar essa invenção, os norte-americanos escolheram duas datas: em 20 de junho, a comemoração é dedicada à versão com baunilha; já em 12 de setembro, a homenagem é feita à receita com chocolate.

E, caso você queira participar da comemoração que acontece na próxima segunda-feira, ensinamos a seguir como fazer uma das variações mais amadas do Brasil: o milk-shake de Ovomaltine. Confira.

Milk-shake de Ovomaltine, por Lanchonete da Cidade

Milk-shake de ovomaltine (Foto: Divulgação/Ricardo D'Angelo)
Milk-shake de ovomaltine (Foto: Divulgação/Ricardo D’Angelo)

Ingredientes

– 230 g de sorvete de creme
– 120 g de sorvete de chocolate
– 80 ml de leite
– 15 g de cacau em pó
– 30 g de Ovomaltine

Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até a mistura ficar cremosa e sirva.

Rendimento: 1 milk-shake
Preparo: 10 minutos
Execução: muito fácil

(*) Da redação da Menu