Nesta quarta-feira, 17, comemora-se o Dia do Pizzaiolo, profissional indispensável nas mais de 70 mil pizzarias espalhadas pelo Brasil. Curiosamente, uma nova pesquisa mostrou que 3,43% dos proprietários destes estabelecimentos são pizzaiolos que investiram na abertura do próprio negócio.

O estudo “Perfil Profissional, Pizza e Panorama do Mercado“, realizado pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), ainda mostrou que 42,2% dos empresários do segmento têm dificuldades em contratar mão de obra qualificada para atuar nas pizzarias.

Para lidar com o desafio da falta de profissionais especializados, a Apubra investe em workshops, palestras, treinamentos e outros conteúdos. De acordo com Gustavo Cardamoni, vice-presidente da Associação, os dados são essenciais para garantir a capacitação de gestores e profissionais do setor.

E por falar em gestores, 64% deles afirmam possuir curso superior completo. Destes, 44,6% possuem graduação completa e, 19,1%, pós-graduação. Profissionais com ensino médio ou técnico completo representam 17,6%.

Em relação à experiência, 62,7% possuem mais de cinco anos de atuação no ramo de pizzarias. Em contrapartida, 61,8% informaram que, antes de atuar no food service, trabalhavam em outros setores.

“Buscamos identificar os principais desafios para concentrarmos os nossos esforços e, assim, oferecermos a qualificação necessária para o desenvolvimento do segmento, gerando mais empregos e possibilitando uma formação profissional para os colaboradores e empreendedores”, afirma Gustavo.