Para comemorar o Dia Mundial da Tequila, celebrado nesta quarta-feira, 24 de julho, a sugestão de Jose Cuervo, a marca nº 1 do mundo, é brindar com os dois coquetéis mais famosos feitos com o destilado mexicano: a icônica Margarita e a refrescante Paloma.

+ Leia todas as notícias da Revista Menu

Segundo a aclamada revista Drinks International, que divulga anualmente a lista dos 50 coquetéis clássicos mais vendidos ao redor do mundo, a Margarita – um clássico atemporal que combina tequila, suco de limão, licor de laranja e borda de sal – ocupa o 3º lugar. Já a Paloma – a união perfeita de tequila, grapefruit e limão, ideal para os dias mais quentes – fica na 9ª posição no ranking.

O Dia Mundial da Tequila é uma ocasião para homenagear essa bebida que é um símbolo do México e apreciar sua rica história, cultura e versatilidade. Embora a tradição popular associe o consumo da tequila ao famoso ritual “arriba, abajo, al centro y adentro” (traduzindo: “acima, abaixo, ao centro e para dentro”), esta data convida a ir além e explorar as diversas nuances dessa bebida fascinante.

Confira as receitas para fazer em casa:

Cuervo Margarita:

  • 50ml Jose Cuervo Especial Gold ou Silver
  • 30ml suco de limão
  • 30ml Licor de laranja

Modo de fazer: agite todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo. Na borda da taça, passe uma fatia de limão na borda da taça e encoste no sal. Sirva e decore uma fatia de limão.

Cuervo Paloma:

  • 50ml Jose Cuervo Especial Silver
  • 25ml Monin Grapefruit
  • 15ml Suco de limão

Modo de preparo: Encha um copo long drink com gelo. Adicione todos os ingredientes e misture bem. Complete com água gás e misture suavemente. Decore com uma fatia de grapefruit ou rodela de limão. Salud!

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

Curiosidades sobre a Tequila

A tequila é originária da região central do México, onde o agave azul é cultivado e transformado nesse destilado único. Sua história remonta ao século XVI, com a chegada dos espanhóis, que combinaram técnicas indígenas de fermentação com alambiques europeus.

Para ser considerada tequila a bebida deve ter pelo menos 51% de agave azul em sua composição e ser produzida em uma das cinco regiões autorizadas no México: Jalisco, Nayarit, Tamaulipas, Michoacán e Guanajuato.

Tequila é o nome do povoado onde a Jose Cuervo é produzida, perto da cidade de Guadalajara, no estado de Jalisco. A Destilaria La Rojeña onde a bebida é feita é a mais antiga da América Latina.

As diferentes categorias são definidas de acordo com o tempo de envelhecimento em barris de carvalho. Confira:

Blanco: sem envelhecimento ou com envelhecimento de até 2 meses, apresenta sabor fresco e herbal.

Joven: envelhecida de 2 a 12 meses, possui sabor mais suave e equilibrado.

Reposado: envelhecida de 3 a 12 meses, apresenta notas mais complexas de madeira e especiarias.

Añejo: envelhecida de 1 a 3 anos, revela um sabor ainda mais maduro e harmonioso.

Extra Añejo: envelhecida por mais de 3 anos, atinge o ápice da maturidade e complexidade.