Uma análise da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), divulgada em 2023, mostra que cerca de um terço dos brasileiros, 29%, bebem 300 ml de café por dia, divididos entre seis xícaras de 50 mililitros.

O número expressivo demonstra o quão importante é a indústria cafeeira e sua comercialização. Indo além do consumo diário da bebida, o produto ganhou dois dias em sua homenagem. Um deles, comemorado na segunda-feira, 14, busca divulgar a importância do alimento socialmente e economicamente.

O segundo, porém, é o Dia Internacional do Café reconhecido pela OIC (Organização Mundial do Café) como data oficial da celebração – a temporada cai somente meses depois, em primeiro de outubro.

Em ambas as datas o alimento, sua linha de produção e os trabalhadores envolvidos em todas as partes do processo são homenageados.

Pensando nisso, a Revista Menu sugere quatro formas de consumir o café ao longo do dia e indica cinco locais para aproveitar o dia comemorativo em São Paulo.

+ Conheça o segredo dos bitters, ingredientes ‘coringas’ na coquetelaria

+ Restaurante com trem histórico e arte familiar reabre portas no interior de São Paulo

Veja quatro sugestões de como tomar o café ao longo do dia

Espresso ou prensa francesa

Expresso (Foto: Pexels)

Ideal para abrir o dia, uma dose de espresso ou um café preto na prensa francesa são ideais para despertar o corpo e a mente com uma quantidade concentrada de cafeína.

Cappuccino ou com leite

Cappuccino (Foto: Pexels)

Para o meio da manhã, o recomendado é optar por um cappuccino ou café com leite. Essas alternativas acabam sendo mais suaves para o período das 10 às 11 horas, combinando a intensidade do espresso da máquina com a cremosidade do leite.

Frappuccino

Frappuccino (Foto: Pexels)

Logo após o almoço, o frappuccino é uma das escolhas mais pedidas. Com preparação diluída, seu sabor tende a ser menos intenso que o espresso puro. Além disso, esta versão gelada ajuda a evitar a sobrecarga de cafeína enquanto traz sabores adocicados e refrescantes.

Affogato

Affogato (Foto: Pexels)

Durante a tarde, para quebrar a rotina e mesclar as opções da semana. O affogato é feito com uma bola de gelato – normalmente de creme – ‘afogado’ no café. Esta bebida oferece uma saída da rotina e dos drinks comuns, além de promover um último gás no dia.

Confira onde aproveitar o Dia Mundial do Café em São Paulo

Santa Maria Empório

O mercado gourmet de produtos selecionados e exclusivos, localizado no Jardim Paulistano, conta com diversos drinks com café experimentais. As bebidas, que são feitas com base no Café 3 Corações, variam entre o moderno Orange Coffee e o excêntrico Negroni Café.

A marca apresenta a parte comercial onde os produtos podem ser adquiridos e o café, onde os clientes podem aproveitar as opções gastronômicas.

Av. Cidade Jardim, 790 – Jardim Paulistano | (11) 95818-7139 | @stamariaemporio

The Coffee

Espalhada ao redor do continente americano, a cafeteria popular The Coffee apresenta uma variedade de bebidas geladas e quentes com diferentes doses de café. O ambiente minimalista e moderno é ideal para compras práticas e diárias, unindo sabor e tecnologia.

A rede também conta com um novo lançamento: o Nutty Latte, uma bebida sazonal que harmoniza café, chocolate e avelã. O drink estará disponível em versões quentes e frias unidades da marca no Brasil, Peru e Chile, por tempo limitado. A receita leva café, chocolate, avelã e leite, e pode ser personalizada com diferentes adicionais disponíveis nas lojas.

Unidades espalhadas pelo estado paulista | @thecoffee.jp

Boulangerie Carioca

Com algumas unidades espalhadas pelo Brasil, a Boulangerie Carioca traz o ambiente de uma pâtisserie inspirada no estilo francês. Os donos buscam combinar cafés especiais e energéticos com uma imersão gastronômica. Além das bebidas, eles oferecem uma gama de macarons, pães, doces, quiches e croissants como acompanhamento dos pedidos.

Unidades em São Paulo, Santo André, Rio de Janeiro, Fortaleza e Guarulhos | @boulangeriecarioca

Casa Hario

Em pouco tempo de operação, a Casa Hario, provou ser um dos destinos ideais para os amantes de cafés. Além dos grãos de diversas origens, a casa oferece métodos exclusivos, como o Syphon, V60, Prensa Francesa e Mugen.

Desde fevereiro, a marca permanece nos holofotes por ter arrematado parte da safra campeã da 7ª edição do concurso “Conexão Caparaó”, organizado pela Associação de Produtores Rurais de Pedra Menina (Aprupem).

Rua Manuel Guedes, 426, Itaim Bibi | (12) 98156-2358 | @casahario

Clandestina

Localizado na Vila Madalena, o Clandestina é comandado pela chef Bel Coelho e propõe pratos feitos para compartilhar com ingredientes nativos, sazonais e de pequenos produtores. O café utilizado na casa é fornecido e torrado pela Corisco Cafés. O diferencial do ambiente é que a safra é passada na hora e à vista do cliente.

Rua Girassol, 833, Vila Madalena | (11) 94145-9589 | @clandestinarestaurante