Muito além de uma simples bebida, para muitos, café é um ritual. Segundo a pesquisa “Evolução dos Hábitos e Preferências dos Consumidores de Café no Brasil”, parceria entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, o Instituto Axxus e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mais de 90% da população toma café em casa, ao acordar.

No comércio, os brasileiros gastaram R$ 18,1 bilhões com café em 2023, o que equivale a um aumento de 4,3% sobre o ano anterior. De acordo com dados do IPC Maps, especializado em potencial de consumo, São Paulo está na liderança do ranking estadual, respondendo por quase R$ 5 bilhões dos gastos no ano passado.

Devido a todo este relacionamento entre o Brasil e o café, 24 de maio tornou-se o dia da bebida no calendário da gastronomia nacional.

Presente em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Ceará, a Boulangerie Carioca, pâtisserie no estilo francês, explora diferentes cafés especiais para celebrar a data.

Confira opções:

Da esquerda para a direita: Hario V60, Affogato, Frappuccino Especial e Prensa Francesa (Boulangerie Carioca)
  • Hario V60: criado pela marca japonesa Hario, o coador V60 recebeu este nome porque o ângulo do seu cone tem 60º. As ranhuras em espiral e saída centralizada facilitam a extração uniforme do café, produzindo uma bebida saborosa, que ressalta notas sensoriais e aromáticas do grão;
  • Affogato: termo italiano para “afogado”, esta é uma sobremesa feita com gelato de nata mergulhado (ou afogado) em café. Pode ser acrescida de biscoitos ou cobertura;
  • Frappuccino Especial: frappuccino é a junção de frappé (milkshake bem espesso) e cappuccino, café com espuma de leite. Em geral, consiste na mistura de café com leite e gelo. Já na Boulangerie Carioca, o Frappuccino Especial é feito com gelato;
  • Prensa Francesa: é um equipamento manual que extrai o café por infusão. Geralmente, utiliza-se moagem mais grossa e tem um resultado sensorial mais ácido e encorpado da bebida.

Sobre a Boulangerie Carioca

Inspirada nas mais sofisticadas padarias e cafeterias francesas, a rede abriu as portas da primeira loja em 2015 e encanta os clientes com um ambiente aconchegante e uma seleção variada de delícias parisienses e da culinária mundial, como macarons, pães, doces, quiches, croissants e outros quitutes fresquinhos.

Para atender o público em todos os horários, a Boulangerie Carioca reposicionou a marca e passou a servir também opções de brunch, sopas e pratos rápidos. Como parte do Grupo Antaris Franchising, pretende concluir 2024 com 10 unidades. Com lojas de rua, de shopping ou mesmo quiosques, a marca chama atenção e se adapta a públicos de metrópoles ou cidades menores. Saiba mais