Azeitonas em conserva são práticas, gostosas e muito úteis para agregar sabor a diversas receitas. E muita gente utiliza também o líquido da conserva, tanto para temperar alguns preparos (fica gostoso em molhos de salada, por exemplo), quanto para preparar drinks, caso do famoso dirty martini.

As azeitonas se mantêm boas para consumo por mais tempo se ficarem em contato com essa salmoura. Se o líquido acabar mais rápido do que as azeitonas, existe uma forma simples de fazer a reposição sem deixar as olivas sem gosto.

+Conheça toda a versatilidade da azeitona
+Receita: lasanha de bacalhau com creme de azeitonas

O que nem todo mundo sabe é que a salmoura cumpre uma importante função em relação às azeitonas, não apenas relativa ao sabor. É que as olivas recém-colhidas contêm um composto químico incrivelmente amargo chamado oleuropeína. Qualquer pessoa que já experimentou uma azeitona fresca, direto do pé, sabe disso: são amargor puro.

Por isso, para se tornarem os petiscos tão adorados e suculentos, as azeitonas precisam passar por processos de cura, seja apenas no sal (incomuns por aqui), seja em salmoura. Além disso, como já dissemos mais acima, o líquido da conserva também ajuda a manter as azeitonas sempre boas para consumo, com menor risco de deterioração.

Para evitar que as azeitonas vão para o lixo, ou comprar outro vidro só para reabastecer o líquido da conserva, o truque é preencher o vidro com outra coisa: uma salmoura improvisada.

Azeitona até no coquetel

Segundo o site Tasting Table, os bartenders são mestres na hora de lidar com a salmoura das azeitonas, pois usam muito esse líquido para fazer drinks. Alguns usam uma salmoura simples, com uma quantidade mediana de sal, para manter as azeitonas gostosas mesmo sem todo o líquido original da conserva. Outros preferem acrescentar itens, como caroços de azeitona, ou um pouco de ácido lático na mistura de sal e água, para reforçar o sabor das olivas.

Para fazer sua salmoura, misture uma colher (chá) de sal para cerca de 1 copo de água. Mexa bem e despeje no vidro de azeitonas, até a boca.

Além de ser uma ótima maneira de prolongar a vida útil de suas azeitonas, depois que as olivas tiverem acabado, ainda dá para usar a água da conserva para adicionar acidez e umami a sopas, molhos, marinadas e molhos para salada.