A temporada do MasterChef Profissionais 2022 chegou ao fim. No 9º e último episódio, exibido nesta terça-feira (8), a emoção tomou conta da cozinha com a disputa entre os finalistas Thalyta Koller e Diego Sacilotto. Após tentarem conquistar os votos dos jurados Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Helena Rizzo com um menu de seis tempos, o grande campeão da noite foi Diego.

A proposta era produzir duas entradas, dois pratos principais e duas sobremesas que conseguissem traduzir o estilo pessoal dos cozinheiros no cardápio e colocar, em cada garfada, aquilo que considerassem o ponto alto de suas cozinhas.

Thalyta apostou na força dos vegetais, com um menu que ela batizou de “do solo às flores, a potência e a leveza das plantas”. Já Diego optou pelo menu que chamou de “lusofonia, cozinhando em português”, com referências de Brasil, Portugal e Angola.

O ganhador levou para casa o troféu de melhor chef profissional do país, um prêmio de R$ 300 mil, um Mitsubishi Eclipse Cross 2023 e 20 produtos da Britânia para equipar a cozinha. Marcas de bebidas como Johnnie Walker, Smirnoff e Tanqueray também ofereceram um home bar para o campeão e um curso de mixologia.

Diego e Thalyta: relembre a trajetória da dupla

Diego se destacou desde o episódio de estreia do MasterChef Profissionais 2022, quando foi convidado pela chef Helena Rizzo a descer do mezanino, junto com Wilson, para ajudar os demais colegas, que estavam desesperados na prova de serviço.

De maneira geral, o cozinheiro foi bem em suas criações e apresentações ao longo da competição, embora tenha tido alguns momentos de baixa. No episódio 5, ele foi o destaque negativo e se safou da eliminação por pouco. Na época, o chef Henrique Fogaça até comentou: “Ganhou mais uma chance, Diego”.

A torre de macarron foi uma das provas mais difíceis para ele, e quem acabou levando a melhor foi Wilson. Os dois, aliás, ficaram muito próximos durante toda a temporada, mas eram os principais rivais, ao mesmo tempo. Na semifinal, Diego acabou levando a melhor, mas foi zero torta de climão nos bastidores. Aparentemente, continuaram amigos apesar da disputa.

Assim como Diego, a trajetória de Thalyta nesta edição do MasterChef Profissionais também foi cheia de sucesso, mas com alguns perrengues. Ela já começou a temporada com o pé esquerdo, como destaque negativo, mas acabou se salvando. Chegando à final, Thalyta era considerada a grande favorita do programa, mas acabou perdendo a disputa para o colega Diego.

No segundo episódio, outra dificuldade. Na prova em equipe, seu grupo, liderado por Marcelus, se desentendeu demais e Thalyta ficou frustrada com o resultado. No mesmo episódio, porém, ela deixou a mágoa de lado e virou o jogo como destaque positivo na prova dos sanduíches. Ela também arrasou nas competições de frutos do mar e de doces japoneses.

Thalyta criou vínculos especiais com alguns competidores, como Enzo e Ananda, apelidados por eles mesmos de “as ‘meninas’ superpoderosas”. Thalyta ficou sozinha no jogo quando os demais foram eliminados e ela sofreu na despedida dos amigos.