Prepare o bolso: sair para jantar ou tomar uma cerveja com os amigos deve ficar mais caro em breve. Pesquisa feita pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes com empresários do setor indica que 75% dos estabelecimentos devem aumentar os preços dos cardápios para compensar a inflação dos alimentos, que ficou em 14,6% nos últimos 12 meses.

+iFood promete compensar prejuízo de restaurantes que tiveram nomes trocados
+Risco de apagão faz donos de restaurantes pedirem volta do horário de verão
+Ambev vai aumentar preço de suas cervejas

“Se ainda não aumentamos os preços do cardápio é pelo medo de afastar os clientes neste momento de retomada. Mas 75% dos estabelecimentos dizem que não terão mais como segurar esse repasse se os custos continuarem aumentando”, afirmou por comunicado o presidente nacional da Abrasel, Paulo Solmucci.

E, segundo o levantamento, os donos de restaurantes esperam que a inflação continue subindo. A maioria dos entrevistados (55%) afirmou que os custos aumentaram mais de 15%, apenas neste ano, com destaque para carnes, energia elétrica e laticínios.

Além disso, a reabertura dos comércios demorou a acontecer e 32% dos estabelecimentos ainda operam com prejuízo, enquanto 21% deles estão com as contas atrasadas.

Pelo menos há algum otimismo: 80% dos empresários afirmaram que, por causa das festas de fim de ano, os clientes voltarão a visitar bares e restaurantes e o faturamento vai aumentar.

(*) Da redação da Menu