É comum que pratos e sobremesas coloridas e decoradas sejam mais atraentes na hora da alimentação. Por isso, o uso de corantes é frequentemente acrescentado ao preparo de bolos, sopas e bebidas.

+ Chef Claude Troisgros indica menu completo para o Dia das Mães
+ Sem açúcar, leite condensado ou morangos: conheça o açaí paraense

Além dos toques visuais, os compostos trazem vários benefícios alimentares, potencializando diversos ingredientes e refeições completas.

Pensando nisso, a Revista Menu indica formas diferentes de produzir corantes alimentícios caseiros e naturais. Confira:

Benefícios do corante natural

Embora corantes artificiais sejam mais comercializados e de fácil acesso, os naturais possuem diversos benefícios para a saúde, tornando as refeições mais apetitosas e menos industrializadas.

Entre as vantagens estão: essa versão é mais saudável e sustentável; promove a alimentação limpa e livre de alimentos artificializados; possui taxa de alergia menor; sabores e os nutrientes evidenciados pelo uso de temperos, frutas e vegetais.

Veja como fazer cinco corantes alimentícios caseiros

Corante vermelho

O corante alimentício vermelho é um dos mais comuns e práticos. Seus tons normalmente aparecem em massas de bolo, coberturas e coquetéis.

  • Suco de Beterraba: essa é uma das melhores fontes naturais de corante vermelho. Basta espremer a beterraba ou bater no liquidificador e coar seu suco;
  • Suco de romã: o suco da romã cria um corante com consistência mais líquida e um tom escuro de vermelho;
  • Flores de hibisco: comum em chás e geleias, as flores de hibisco são potencializadores diuréticos. Para conseguir o tom avermelhado, ferva as amostras em água filtrada por alguns minutos e peneire o líquido.

Corante verde

Ideal para smoothies, drinks, biscoitos e vitaminas, o corante verde pode contar com diversos tons azulados e esverdeados. As opções para sua criação costumam apresentar ingredientes que potencializam os elementos saudáveis das receitas.

  • Espinafre ou couve: comum em sucos, o espinafre ou couve podem ser batidos e incorporados nas combinações salgadas e doces;
  • Matcha em pó: cada vez mais popular, o chá verde em pó é uma maneira simples e fácil de criar um tom verde vibrante;
  • Espirulina em pó: a alga verde-azulada produz um corante verde intenso perfeito para barras energéticas e sobremesas saudáveis.

Corante laranja

Derivado da primeira coloração, o laranja é frequente em massas de bolo, coberturas especiais e pratos salgados, como sopas e assados.

  • Suco de cenoura: além de acrescentar uma nova coloração forte, a cenoura traz um toque de doçura do suco ótimo para bolos, muffins e coberturas;
  • Cúrcuma: o pó tradicionalmente usado em pratos indianos, traz o tom alaranjado para assados, arroz e cremes. Porém, é importante ter cuidado com a quantidade, já que ela pode alterar o sabor;
  • Páprica: a versão moída pode ser usada para adicionar um tom alaranjado mais suave, ideal para pratos salgados como molhos, sopas ou receitas apimentadas.

Corante amarelo

Comum em coberturas de limão, arroz, sopas e cremes, o corante amarelo é um dos mais conhecidos e fáceis de conseguir. Além disso, sua adição em algumas massas e carboidratos aperfeiçoa as vantagens dos ingredientes.

  • Cúrcuma: o tempero é ideal para conseguir uma cor brilhante e dourada, a adição de seu pó consegue transformar o tom dos pratos.
  • Açafrão: os fios do açafrão devem ser mergulhados em água morna e posteriormente acrescentados ao arroz, caldos e sobremesas;
  • Suco de beterraba dourada: essa última opção conta com uma especiaria mais rara. O suco da beterraba dourada cria um tom amarelo-claro suave, basta bater o ingrediente com água até que ela fique homogênea e incorporar às receitas

Corante roxo

Ideal para ser adicionado em vitaminas, coberturas, geleias e cupcakes, a cor roxa pode ser feita por repolho roxo, mirtilos e açaí em pó.

  • Repolho roxo: ferva o ingrediente em água filtrada até extrair sua coloração forte e intensa.
  • Mirtilos: como as frutas já são naturalmente arroxeadas, elas podem ser facilmente transformadas em purê ou suco, exibindo um tom vibrante.
  • Açaí em pó: essa opção cria uma cor roxa escura e intensa, normalmente utilizada em smoothies, tigelas de açaí ou sobremesas coloridas

Dica: Muitos tipos de corantes acabam mudando de tom após serem expostos a ambientes ácidos ou alcalinos. Por isso, é indicado acrescentar uma pequena quantidade de suco de limão — as propriedades ácidas do líquido podem clarear facilmente tons de vermelho, roxo ou azul.