da redação da Menu

 Um dos vinhos mais populares do Chile, o Don Melchor, está completando 30 anos. Para celebrar, o enólogo Enrique Tirado, responsável pelo vinho, anunciou durante um jantar em São Paulo, a Viña Don Melchor, agora uma vinícola independente.

A desvinculação do Don Melchor da Concha Y Toro foi um movimento natural da marca, que há mais de 10 anos funciona de maneira autônoma em termos de manejo agrícola e enólogo. A celebração de seus 30 anos se apresentou como o momento ideal para essa mudança. Sua produção nas últimas três temporadas foi entre 12 e 14 mil caixas, e com a nova vinícola, a ideia é chegar a 17 mil entre 2020 e 2022.

Entre os principais mercados, estão os Estados Unidos, seguido de perto pelo Brasil, China e Chile. A Safra 2017, lançada junto ao anúncio da nova Viña Don Melchor, chega ao mercado brasileiro por R$ 704, a garrafa.

“Assumo a administração da vinha, mas ainda estou completamente envolvido na elaboração de Don Melchor. Há uma equipe enológica e um viticultor com suas respectivas equipes, mas todas as decisões do vinho ainda estão passando por mim”, comenta Enrique Tirado, que passa a ser também o CEO da Don Melchor.