da redação da Menu

Dona Dega, mãe da chef Mara Salles e um dos pilares do Tordesilhas, um dos mais premiados restaurantes de gastronomia brasileira, morreu nesta semana aos 91 anos por causa de um câncer no ovário. “No Tordesilhas ela foi fundamental e compartilhou por muito tempo sua experiência e talento, sempre com muita doçura e afeto. Os anjos estão em festa”, informou o perfil oficial do Tordesilhas no Instagram.

+Mãe da chef Mara Salles é sua grande inspiração na cozinha

Em entrevista à Menu em 2017, Mara disse que, não fosse por sua mãe, o Tordesilhas nunca teria existido. Insatisfeita com o trabalho como secretária-executiva de um banco, a chef – que à época nem sabia cozinhar –, pensou em abrir um restaurante. Para isso ela precisava da ajuda de Dona Dega.

Instagram will load in the frontend.

“Eu falei: ‘Mãe, tou com uma ideia aqui, mas acho que a senhora não vai gostar. Tou com vontade de abrir um restaurante. A senhora topa trabalhar comigo?’”, perguntou. Para surpresa de Mara, ela topou sem titubear. “Na hora gostei muito da ideia, sempre pensei em ter um restaurante”, lembra Dega.

“Foi engraçado, achei que ela fosse colocar uns panos quentes e falar para eu não sair do banco, que tinha um bom emprego. Mas que nada. Eu vim com o fogo e ela veio com a gasolina. E aí fomos, as duas doidas”, diz a chef, dando risada.

Para conhecer um pouco mais da história de Dona Dega, Mara Salles e do Tordesilhas, confira aqui a íntegra da reportagem da Menu.