Morreu na última quinta-feira (29), aos 106 anos, Sylvia Wu, dona do famoso restaurante Madame Wu’s Garden, em Los Angeles, na Califórnia, informa o jornal Los Angeles Times. A causa da morte não foi revelada.

+Cenário de filmes e séries, restaurante no Central Park vai fechar as portas
+Felicidade Bastos, proprietária do bar Dona Felicidade, morre aos 96 anos
+Fim do Jumbo! Maior restaurante flutuante do mundo afunda após deixar Hong Kong

Wu, cujo nome de batismo era Sylvia Cheng, nasceu em 1915 na cidade de Jiujiang, na China. Sua família se mudou para Xangai onde aprendeu a cozinhar ainda criança, observando o trabalho da cozinheira que trabalhava em sua casa.

Durante a Segunda Guerra Mundial, ela imigrou para os EUA: primeiro se mudou para Nova York, e, depois, para Los Angeles, onde, em 1959, abriu seu restaurante, Madame Wu’s Garden.

“Eu decidi abrir o restaurante quando cheguei em Los Angeles e só vi imitações baratas da cozinha cantonesa. Era restaurante de chop suey para todo lado”, disse Wu em uma entrevista ao jornal USA Today.

Seu primeiro restaurante funcionou por quatro décadas e atraiu um número enorme de celebridades. Segundo o Los Angeles Times, astros do cinema como Gregory Peck e Paul Newman apreciavam a torrada de camarão e os folhados de caranguejo. A atriz Mae West tinha como favorita a sopa fria de melão. Já a princesa Grace de Mônaco sempre pedia o pato laqueado do restaurante.

Ela se arrependeu de fechar o Madame Wu’s Garden em 1998 e, no mesmo ano, abriu um novo restaurante, o Madame Wu’s Asian Bistro & Sushi. Sem obter o mesmo sucesso, logo fechou as portas.

Wu também escreveu livros de culinária, apareceu regularmente na televisão e atuou na filantropia, especialmente no City of Hope Cancer Center, depois que sua filha Loretta morreu de câncer de mama aos 34 anos.

Wu deixa dois filhos, George e Patrick, e vários netos, de acordo com o Los Angeles Times. Seu marido, King Yan Wu, com quem ela estava casada havia 67 anos, faleceu em 2011.

(*) Da redação da Menu