da redação da Menu

Donos de bares e restaurantes da cidade de São Paulo voltam a protestar nesta quarta-feira (27) contra as restrições impostas ao funcionamento dos estabelecimentos do setor pelo governo do Estado para conter a pandemia do novo coronavírus. A manifestação será realizada na esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, na ciclovia do lado do par e vai das 9h até o meio-dia.

+Falências de bares e restaurantes de SP equivalem “a uma Ford por semana”
+Donos de bares e restaurantes de SP dizem que governo vai “exterminar o setor”
+35% dos bares e restaurantes do Brasil encerraram as atividades

Na semana passada, o governador João Doria (PSDB-SP) determinou que o segmento só pode funcionar presencialmente até as 20h durante dias de semana e deve permanecer fechado aos sábados e domingos.

“A gente está pedindo diálogo. Se for para fechar, a gente precisa ter apoio para os nossos colaboradores. O setor não é feito só de grandes redes de restaurantes ou de casas dedicadas à alta gastronomia”, afirmou Mariana Pelozio, sócia do restaurante Duas Terezas (Jardins) e uma das idealizadoras do movimento.

Instagram will load in the frontend.

“Nosso setor é feito do bar da esquina, da padaria do bairro, e esses estabelecimentos sustentam famílias. A gente precisa de suporte financeiro por parte do governo”, acrescentou.

Mariana pede para que o governo não confunda locais que seguem as regras de prevenção ao novo coronavírus com lugares que descumprem as medidas de segurança adotadas ou organizam festas clandestinas.

De acordo com Mariana, a expectativa é reunir cerca de 500 pessoas, entre empresários e funcionários do setor. Para demonstrar que os estabelecimentos não oferecem riscos, alguns deles levarão mesas e cadeiras para simular como está sendo o atendimento aos clientes durante a pandemia.