15/06/2022 - 16:24
A inflação dos alimentos – que registra alta de 13,51% nos últimos 12 meses, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – não para de surpreender os consumidores.
+Vídeo: Ação em supermercados culpa Bolsonaro pela inflação dos alimentos
+Contra furtos, supermercado tranca geladeira com corrente e cadeado
+Supermercados colocam alarmes contra roubo em peças de carne
É o caso de uma foto do salgadinho Doritos, que viralizou nas redes sociais tanto pelo preço quanto pelas condições de pagamento: um pacote com 300 g do petisco estava sendo vendido por R$ 21,99 e com opção de parcelamento em duas vezes em uma loja da rede Americanas.
“A situação está tão crítica que o supermercado está até permitindo o parcelamento de um Doritos (é sério, meu amigo postou no Stories [do Instagram]”, escreveu a ilustradora Paula Tavares Villar em seu perfil no Twitter.
Após a publicação, outros usuários da rede social fizeram questão de mostrar que esse não é um caso isolado e tem impactado outros alimentos, como a carne bovina e frutas.
A expectativa é de que a inflação só dê um descanso ao bolso dos consumidores no próximo ano. Em declarações recentes, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a expectativa é de que, em 2023, as altas de preços sejam menores.
(*) Da redação da Menu