Misturar vinho e Coca-Cola pode soar estranho, mas o coquetel espanhol kalimotxo tem feito sucesso por sua simplicidade e sabor, como mostra o site Taste of Home.

Ao contrário do que se pensa, a sangria não é, necessariamente, a pedida número um da happy hour na Espanha, sendo uma bebida mais procurada por turistas. Já o espanhol raiz prefere mesmo os drinks à base de vinho e refrigerantes, sendo que o mais famoso é justamente o kalimotxo. A combinação surpreende, é refrescante, e uma forma criativa de usar as sobras de vinho.

+Extra Sangria é versão turbinada do clássico drinque espanhol
+Drinques em jarra são fáceis de preparar e servir; confira 5 receitas

Segundo o Taste of Home, o coquetel inusitado existe na Espanha desde pelo menos a década de 1920. Mas até meados do século, havia muito pouca Coca-Cola disponível no país – a primeira fábrica da bebida na Espanha abriu em 1953.

A bebida teria nascido no verão de 1972, durante o festival de São Nicolau, no País Basco da Espanha, na cidade de Getxo. Os organizadores do festival haviam comprado 2.000 litros de vinho tinto para o evento, mas quando provaram… o sabor não estava tão bom assim. Então, tiveram de encontrar uma forma de servir a bebida com algo que disfarçasse o gosto. E alguém teve a brilhante ideia de o vinho com a Coca-Cola, e funcionou.

Segundo a lenda relatada pelo Instituto Hemingway, um dos criadores da bebida foi um homenzinho apelidado de “kali” (que significa “baixo”). Aparentemente, Kali não era muito atraente, então eles adicionaram a palavra “motxo” (que significa “feio”, em basco). Assim nasceu o nome kalimotxo. No resto da Espanha, a bebida é frequentemente traduzida do basco para o espanhol, soletrado calimocho.

Além do kalimotxo, há uma série de bebidas com vinho e refrigerante que os espanhóis adoram. Entre eles estão o rebujito (xerez fino misturado com 7-Up ou Sprite e guarnecido com hortelã) e o tinto de verano (vinho tinto misturado com 7-Up ou Sprite e um toque de frutas cítricas). Os amantes do vinho costumam ser céticos em relação a essas bebidas, mas podem ser deliciosas em um dia de muito calor.

Não há uma receita precisa para fazer o kalimotxo, basta colocar metade vinho tinto e metade Coca-cola num copo cheio de gelo e pronto. O site Taste of Home afirma que os vinhos amadeirados, que passaram por barris de carvalho, funcionam melhor, mas qualquer tinto serve. Para um toque especial, vale adicionar uma fatia de limão e pronto.