da Redação da Menu

Ícone de todo o dia 29, o nhoque da sorte é uma tradição italiana, que consiste em saborear a receita, com uma nota de qualquer valor embaixo do prato. Reza a lenda que o ritual traz sorte e fortuna. E um dos restaurantes que seguem à risca a tradição é o italiano Zeffiro, de São Paulo.

No cardápio, há três sugestões elaboradas pela chef Vera Damaso: batata, mandioquinha e ricota com espinafre, que podem vir guarnecidos de molhos como funghi (R$ 30) e ragu de calabresa (R$ 33).

Não há garantias de que a superstição funcione, mas só a receita em si já é uma recompensa e tanto. Aproveite a data e prepare o nhoque de espinafre e ricota com molho de tomate e manjericão, uma das campeãs de pedidos do Zeffiro.

 

nhoque de espinafre e ricota com molho de tomate e manjericão

por Vera Damaso, do restaurante Zeffiro 

 

625 g de espinafre

500 g de ricota

4 gemas

200 g de farinha de trigo

250 g de queijo parmesão

5 g de noz-moscada ralada

5 g de sal

5 g de pimenta-do-reino

 

molho de tomate e manjericão

2,5 kg de tomate maduro, lavado, higienizado, sem pele e sem semente

100 g de cebola

8 g de alho

200 g de cenoura

4 folhas de louro

50 ml de azeite

Sal e pimenta a gosto

10 g de manjericão

 

nhoque de espinafre e ricota

Limpe, lave, separe as folhas do espinafre e deixe de molho na água. Numa panela, coloque água e deixe ferver. Quando levantar fervura, coloque as folhas de espinafre, tampe a panela e deixe por, aproximadamente, 5 minutos. Retire o espinafre da água fervente e jogue-as, imediatamente, em água com gelo, e deixe por mais ou menos 2 minutos. Escorra a água e aperte com as mãos para tirar toda a água. Pique grosseiramente. Desmanche bem a ricota e misture bem todos os ingredientes. Estique a massa em rolinhos e corte em mini cubos. Trabalhe os cubinhos para arredondá-los. Cozinhe os nhoques em água fervente até eles subirem no topo da panela.

 

molho de tomate e manjericão

Numa panela, refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente a cenoura e deixe-a murchar. Acrescente o tomate picado e, em seguida, adicione o louro, o sal e a pimenta. Deixe cozinhar em fogo médio por mais ou menos 4 horas. No final do cozimento, adicione o manjericão.

 

para servir

Disponha os nhoques no prato e cubra-os com molho de tomate e manjericão.

 

dica do chef 

se preferir, sirva o nhoque gratinado com parmesão e outros molhos, como branco, siciliano ou quatro queijos.

 

rendimento 5 porções de 200 g cada

preparo 5 horas

execução fácil

 

Zeffiro  

rua Frei Caneca, 669 – Consolação (veja no mapa)

(11) 3259-0932 – São Paulo – SP

www.zeffiro.com.br