15/04/2024 - 12:02
Desde que abriu as portas no charmoso bairro do Horto, no Rio, o Elena (@elenahorto), espaço que oferece múltiplas experiências, segue em busca de sua melhor versão. A mais recente atualização da casa vem da carta de saquês desenhada pela sommelière Jade Mayworm, que agora está ainda mais versátil e diversa.
Celebrado como a bebida dos deuses e da prosperidade e tendo sido utilizado nos primórdios em rituais religiosos, o saquê (ou Nihonshu) é obtido por meio da fermentação do arroz com o micro-organismo Koji. Sendo o Elena uma casa inspirada no universo feminino, Jade buscou produtoras mulheres, raridade no Japão, para compor a carta que investe em rótulos exclusivos, artesanais e inéditos.
“Como cada local traz características diferentes para a bebida, é um universo de vastas possibilidades”, contou a especialista que, e em busca de uma amostra completa dessa diversidade, fez da nova carta uma verdadeira viagem pelo arquipélago japonês, com rótulos de todas as regiões.
Ao todo, são 27 rótulos, sendo três Honjozo, mais leve e refrescante, nove Junmai, com umami e sabor de arroz, seis Ginjo/ Junmai ginjo, refinado e aromático, e seis Daiginjo/Junmai daiginjo, aromático e saboroso, além de delicado e complexo. Completando a carta, há ainda três licores japoneses, todos com bases em saquês e frutas típicas do país.
Destaques para o Dassai Beyond Junmai Daiginjo, que conta com uma produção anual limitada e redefine a experiência ultra premium, oferecendo aromas de rosas, lírios e pera asiática, combinando sabores complexos de ameixa, ruibarbo e mel, culminando em um final longo e impressionante; para o premiado Kikuizumi Hitosuji Junmai Sparkling, de acidez agradável com o frescor das borbulhas, aromas de fermento, palha, notas de cacau e maçã, carregada de umami, compacta e seca, que venceu a categoria de saquê espumante na edição de 2021 do International Wine Challenge; e para o Kaze No Mori Alpha Type 1, perfeito para quem está ingressando no mundo da clássica bebida alcoólica japonesa, com textura espessa, macia e rica, leve carbonatação que traz frescor, baixo teor alcoólico de 12% e sabor frutado, denso e volumoso, com notas de pera madura.
Com a nova carta, Jade Mayworm espera trazer um pedaço do Japão para o Horto, proporcionando aos clientes harmonizações perfeitas para os pratos do chef Itamar Araújo.
Serviço
Endereço – Rua Pacheco Leão, 758 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 19h à 1h. Sexta e sábado, das 19h às 02h
Capacidade: 168 lugares
Instagram: @elenahorto