A gastronomia é um dos temas mais apreciados quando o assunto é celebrar o período junino. Uma variedade de pratos típicos são elaborados seguindo a cultura de cada região e a escolha de ingredientes versáteis faz grande diferença na preparação da receita.

Com isso, a Kitano, marca da General Mills e uma das principais no segmento de temperos naturais, com mais de 60 anos de história no Brasil, convidou a influencer Eleni Moreti, do perfil @deliciasdaeleni, para ensinar que é possível transformar receitas tradicionais feitas no dia a dia em grandes experiências ao paladar com o uso de especiarias como o cravo-da índia, a canela e a noz moscada.

Eleni é sucesso nas redes sociais com mais de 850 mil seguidores, e além disso, é dona do bordão “Gente, vamos almoçar”. Alguns de seus vídeos ultrapassam a marca de 38 milhões de visualizações.

Nos últimos episódios da web série junina da marca, Eleni ensina em vídeos didáticos e rápidos como fazer canjica, brigadeiro de milho e bolo de fubá com toque especial de especiarias. As demais receitas da série de vídeos da marca – paçoca de colher e quentão – estão disponíveis no Instagram e site da Kitano.

Canjica com cravo-da-índia, canela, noz moscada e raspas de laranja

Canjica com cravo-da-índia, canela, noz moscada e raspas de laranja (Crédito: Divulgação)
Canjica com cravo-da-índia, canela, noz moscada e raspas de laranja (Crédito: Divulgação)

Ingredientes:

1 xícara (chá) de canjica

1 litro de água

1 xícara (chá) de leite

200ml de leite de coco

1⁄2 xícara (chá) de açúcar

1⁄2 colher (chá) de noz moscada

3 cravos-da-índia

Ramas de canela

Raspas de 1 laranja

Canela em pó (para finalizar)

Modo de Preparo:

Deixe a canjica de molho em água por 12 horas, antes de iniciar a receita. Escorra a canjica e transfira para a panela de pressão. Adicione 1 litro de água, cravo-da-índia e as ramas de canela. Deixe cozinhar em fogo baixo por 40 minutos (comece a contar o tempo a partir do momento que a panela começar a apitar).

Desligue o fogo e deixe toda a pressão sair antes de abrir a tampa. Abra a tampa e acrescente leite, leite de coco, açúcar, noz moscada e as raspas de meia laranja. Cozinhe tudo novamente em fogo médio, sem a tampa, por cerca de 20 minutos. Finalize a canjica com canela em pó, as raspas do restante da laranja e sirva!

Assista o vídeo do preparo aqui

Brigadeiro de milho com cravo-da-índia e canela

Brigadeiro de milho com cravo-da-índia e canela (Crédito: Divulgação)
Brigadeiro de milho com cravo-da-índia e canela (Crédito: Divulgação)

Ingredientes:

Massa:

1 lata de milho em conserva (170g)

1 lata de leite condensado

1 colher (sopa) de manteiga

Para decorar:

1 xícara (chá) de açúcar cristal

2 colheres (sopa) de canela em pó

ou

1 xícara (chá) de açúcar cristal

Um punhado de cravo-da-índia

Modo de Preparo:

Em um liquidificador junte o leite condensado e o milho. Bata por alguns minutos. Peneire a mistura, disponha em uma panela e adicione a manteiga. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sem parar.

Desligue quando a mistura começar a soltar do fundo da panela. Espalhe a massa em um refratário untado com manteiga e deixe na geladeira por pelo menos 2 horas antes de fazer as bolinhas. Misture o açúcar com a canela em pó, passe as bolinhas pela mistura e sirva. Para finalizar: açúcar e canela ou com açúcar e cravo.

Assista o vídeo do preparo aqui

Bolo de fubá com canela e erva doce

Bolo de fubá com canela e erva doce (Crédito: Divulgação)
Bolo de fubá com canela e erva doce (Crédito: Divulgação)

Ingredientes:

Para untar a forma:

2 colheres (sopa) de manteiga derretida
3 colheres (sopa) de farinha de trigo

Para a massa:

2 ovos
1 ½ xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) óleo
2 xícaras (chá) fubá (peneirado)
1 xícara (chá) de farinha de trigo (peneirada)
2 xícaras (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó

Para decorar:

4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de canela em pó

Modo de preparo:

Unte bem uma forma com manteiga e a farinha. Em uma tigela grande misture os ovos, o açúcar e o óleo. Bata para misturar bem. Adicione a farinha de trigo peneirada e bata novamente. Assim que a massa incorporar a farinha, junte 1 xícara do leite de bata novamente para misturar. Acrescente o fubá peneirado e bata para incorporar à massa.

Assim que estiver tudo homogêneo, junte o restante do leite, o fermento em pó, a erva-doce e bata até misturar tudo. Despeje a massa na forma untada e leve para assar por 40 minutos a 180o (forno pré-aquecido). Espere o bolo esfriar antes de desenformar. Para finalizar: misture o açúcar com a canela em pó, polvilhe sobre o bolo e sirva!

Assista o vídeo do preparo aqui