Não é segredo que muitas pessoas usam papel-alumínio para assar alimentos no forno. Mas, segundo especialista ouvido pelo site The Atlanta Journal-Constitution, o hábito pode não ser bom para a saúde.

“Embora cozinhar sua comida em panelas ou frigideiras de alumínio não seja algo ruim, colocar o alimento no papel-alumínio e levá-lo ao forno é problemático”, diz Ghada Bassioni, professora e chefe da Divisão de Química da Universidade Ain Shams. O alumínio tem sido associado a um maior risco de Alzheimer, doença de Parkinson e esclerose múltipla. E descobriu-se que ele penetra na comida quando usado na culinária.

Diante disso, como se pode evitar o uso do alumínio ao cozinhar? Veja dicas do site:

  • Ao comprar um novo conjunto de panelas de alumínio, ferva água por 10 minutos para ajudar a oxidar as panelas. Isso pode criar uma camada interna que evita que o alumínio penetre nos alimentos.
  • Use potes, panelas e caçarolas de vidro, cerâmica ou aço inox quando puder.
  • O papel-alumínio para ser usado para cobrir as sobras de comida por um curto período de tempo, mas evite mantê-lo muito tempo em contato com a comida.
  • Ao assar alimentos no forno, prefira panelas e recipientes de aço inoxidável ou use papel-manteiga no lugar do alumínio.

Mas, para os que não querem abrir mão das práticas folhas de alumínio no dia a dia, a recomendação é seguir algumas etapas:

  • Evite cozinhar em fogo alto quando usar panelas de alumínio.
  • Reduza o uso de alumínio ao cozinhar com alimentos ácidos, como tomates ou limões.
  • Use utensílios que não sejam de alumínio.

Embora os principais riscos à saúde para a maioria das pessoas sejam de longo prazo, é sempre bom ficar de olho nos sintomas de intoxicação por alumínio: confusão, fraqueza muscular, dor nos ossos, convulsões e crescimento lento (em crianças). Na dúvida, vale sempre consultar um médico ou nutricionista para fazer exames e investigar os níveis de minerais, como o alumínio, no corpo.