O mercado de produtos plant-based, à base de ingredientes 100% vegetais, vem crescendo sem parar nos últimos anos. E muitas empresas estão embarcando em pesquisas para desenvolver carnes, peixes e outros produtos veganos, que se pareçam com os cortes de origem animal.

Segundo o site Gizmodo, a empresa canadense New School Foods, baseada em Toronto, desenvolveu um salmão que se parece incrivelmente com o peixe, tanto em aparência quanto em sabor. E mais: tem até os mesmos níveis de ômega-3 e proteínas presentes no pescado.

+Aprenda a fazer 2 receitas de burger com ingredientes veganos
+Conheça o hambúrguer do Futuro, opção vegana com sabor e aparência de carne
+Restaurantes se adaptam ao crescimento do público vegano

O produto exigiu três anos de pesquisa até ser lançado, e sua aparência realmente impressiona pela semelhança com o salmão verdadeiro, tanto cru quanto depois do preparo.

Como a maioria das companhias que trabalham com alternativas alimentares à base de plantas, a New School Foods não entra em detalhes sobre como seu falso salmão é fabricado.

Salmão vegano
A aparência, sabor e textura do salmão à base de plantas é muito similar ao original. Foto: Reprodução/ New School Foods

De acordo com o TechCrunch, a empresa criou uma estrutura semelhante à fibra muscular “que consiga reproduzir as mesmas cores, sabores, gorduras, textura e sensação na boca do peixe tradicional”.

Segundo o Gizmodo, a New School Foods não está necessariamente tentando produzir uma alternativa mais saudável ao salmão, embora o salmão plant-based certamente será livre dos microplásticos que estão contaminando a vida marinha. O objetivo da empresa é fornecer aos consumidores uma alternativa à carne que seja satisfatória para consumir, ao mesmo tempo em que promove a causa do bem-estar animal e reduz o forte impacto ambiental da criação de animais para alimentação.