A aplicação da IA (inteligência artificial) está chegando ao mundo da gastronomia. Segundo reportagem da Food & Wine, a japonesa Suzuki Shuzoten, especializada em saquê, é uma das marcas a apostar na IA para melhorar a experiência dos clientes na hora de harmonizar a bebida com os tradicionais pratos locais à base de peixe, como sushi e sashimi.

A empresa, localizada em Fukushima, sofreu com o terremoto de 2011, assim como toda a cidade. Então, Daisuke Suzuki, presidente da Suzuki Shuzoten, pensou em estratégias para ajudar a comunidade, majoritariamente pesqueira.

+Como combinar o saquê? Vejas as melhores harmonizações entre a bebida e a comida

De acordo com o Japan Times, a indústria pesqueira daquela região sofreu um declínio depois que as pessoas ficaram preocupadas com o plano do governo de liberar água tratada (anteriormente radioativa, graças a um acidente nuclear decorrente do terremoto) de volta ao mar.

Para apoiar os pescadores, a Suzuki planeja implementar uma tecnologia de sensor, com inteligência artificial, desenvolvida pela empresa de análise e pesquisa de sabor Aissy. A tecnologia ajudaria a definir o perfil de sabor dos peixes, analisando quão doces, salgados, ácidos, amargos ou cheios de umami eles são. Depois de analisar os resultados, a marca pode criar blends de saquê que equilibrem os sabores ausentes do peixe, resultando em uma experiência gastronômica completa.

“Quero apoiar a indústria pesqueira promovendo ainda mais os frutos do mar”, disse Suzuki em comunicado ao Japan Times. “Se os gostos que faltam [em cada tipo de pescado] puderem ser complementados com saquê, será possível aproveitar melhor o sabor do peixe pescado localmente – a ideia é elaborar um saquê que harmonize com cada espécie marinha”, afirmou.

Até agora, a Suzuki criou um saquê que combina com oito espécies de peixes locais, incluindo linguados e robalos. E os resultados dos testes de sabor foram extremamente positivos. A empresa está trabalhando em oito saquês diferentes a serem lançados até 2023, começando com misturas prontas para o mercado, especiais para tamboril e linguado, em fevereiro. Por enquanto, as variedades especiais de saquês criadas com o uso de Inteligência Artificial serão lançadas apenas no Japão.