Apesar de não serem consideradas saudáveis, o mercado de bebidas energéticas continua em alta. Segundo o relatório Statistica Consumer Market Outlook, as empresas que comercializam esse produto devem faturar cerca de US$ 225 bilhões em 2026. E isso só nos EUA.

+Homem morre de overdose de cafeína; saiba qual é o limite diário de café
+Estudo afirma que aquecimento global pode piorar o sabor do café

Por causa disso, é comum as marcas usarem estratégias diferentes para se diferenciar – é o caso do Redline Xtreme, turbinado com 316 miligramas de cafeína por lata, a maior quantidade do estimulante já registrada em um energético.

A tática também levou a fabricante do energético a ser processada várias vezes por não alertar que o consumo excessivo de cafeína pode causar problemas como arritmia, agitação, irritabilidade, nervosismo e insônia.

De acordo com dados da European Food Safe Authority, agência que regulamenta os alimentos na União Europeia, um adulto saudável de 70 kg pode ingerir de 300 a 400 miligramas de cafeína por dia. Ou seja, uma lata já é suficiente para a maioria das pessoas.

O energético é tão forte que não deve ser consumido por crianças e adolescentes, que devem ingerir, no máximo, 100 miligramas de cafeína diariamente (cerca de 1 xícara coado). Gestantes, lactantes e pessoas sensíveis à cafeína podem consumir no máximo 200 miligramas de cafeína por dia e também devem ficar longe do produto.

(*) Da redação da Menu