17/01/2025 - 15:40
Com a entrada de um novo ano, as tendências do mundo gastronômico acompanham as mudanças da virada. Sendo o centro cultural e inovador da maioria das sociedades, atender e incorporar as novidades é essencial. Pensando nisso, a consultoria criativa da Coolinary, liderada por Pedro Bello, analisou e definiu as principais modas do mercado de 2025.
+ Drinks autorais refrescantes são a pedida certa para o verão; confira
+ Veja opções de restaurantes e balcões de peixes e frutos do mar para o verão
Veja as tendências eleitas para 2025:
1. Conveniência e praticidade
Assim como observado na última década, produtos que combinam sabor, praticidade e tempo de preparo curto dominam o interesse dos clientes. Refeições prontas, planos alimentares semanais e serviços de entrega eficientes que simplifiquem a rotina continuam a ganhar espaço no meio.
2. Saudabilidade 2.0
O novo estilo de vida impulsionado pelas redes sociais e pelos criadores de conteúdo foca em um consumo diário saudável. Comidas que fazem bem para o corpo, mente e alma são o alvo das vendas. Ingredientes funcionais e com benefícios comprovados pela ciência se tornam o maior aliado da alimentação do novo ano.
3. Pequenos Prazeres
Em meio a correria e aceleração do cotidiano, consumidores apostam em pequenos momentos de prazer diário. Os snacks e sobremesas memoráveis, que despertam emoções e fornecem um momento de escape do dia dia, ganham força no mercado.
4. Sabores Surpreendentes
Misturas inusitadas, influências internacionais, texturas variadas e sabores inusitados combinados com o desenvolvimento do paladar explorador ganham os holofotes de 2025. As criações únicas de alimentos e bebidas prendem a atenção dos amantes curiosos das culinárias mundiais.
5. Criatividade sem limites
As formas de apresentação dos pratos também causam impacto na consumação. Uso de vídeos, storytelling e experiências imersivas conquistam os clientes nas buscas por locais únicos e diferentes. A aposta se estende para publicações dinâmicas em redes sociais e na criação de uma conexão emocional com os visitantes.
6. Formatos disruptivos de operação
As novas formas de produção desafiam as técnicas e os espaços tradicionais. Dark kitchens, lojas autônomas, delivery inteligente e modelos híbridos ganham força no mercado, representando o futuro da gastronomia – que busca a ligação entre experiência e eficiência.
7. Inteligência Artificial na cozinha
A IA tem transformado a forma como os alimentos são criados, preparados e consumidos ao redor do mundo. Arriscar com parcerias estratégicas pode trazer sabores assertivos, combinações personalizadas e receitas audaciosas. Otimizar a produção e torná-la diferente do comum abre portas para a ascensão de comércios diversificados.
8. Alimentação personalizada
Com base nas taxas de aceitação do público, soluções que atendam planos alimentares restritos, diferentes tipos de realidades e objetivos são o interesse central do ano. Marcas que apresentam flexibilidade nas opções criam relações pessoais e conquistam a aprovação dos consumidores.
9. Especialização do DIY
Produtos que contam com etapas que estimulem o “faça você mesmo” se tornam os queridinhos do mercado. Kits premium e tutoriais detalhados, e ainda sim práticos, fazem com que o comprador sinta que está produzindo sua própria refeição sofisticada – além de divertir os aspirantes a chef no preparo.
10. Mudanças climáticas e sustentabilidade
Com as grandes mudanças climáticas e os impactos humanos no planeta, a sustentabilidade deixa de ser opção e vira obrigação. Metas que visem a diminuição de lixo descartado, anulem o desperdício de alimentos e que causem impacto ambiental positivo conquistam a preferência de consumidores.