• IstoÉ
  • IstoÉ Dinheiro
  • Dinheiro Rural
  • Menu
  • Motorshow
  • Planeta
  • Select
  • Gente
  • GoOutside
  • Hardcore
Anuncie
Revista Menu
MenuMenu
FECHAR
  • Home
  • Receitas
  • Últimas
  • Comidas
  • Bebidas e Drinks
  • Menu Testa
  • Siga-nos:Facebook
Comidas08/07/2022

Erros que todo mundo comete com comida congelada

Confira a maneira correta de guardar comida recém-cozida na geladeira. (Foto: iStock)

Confira a maneira correta de congelar comida. (Foto: iStock)

Luana Chinazzo
Texto por:Luana Chinazzo08/07/22 - 13h34min

Acredite ou não, existem vários erros que todos cometem com alimentos congelados, e não queremos que você caia nessa categoria. Para garantir que você está armazenando seus alimentos congelados corretamente, compilamos uma lista de coisas a serem consideradas para que você esteja sempre comendo os alimentos mais frescos, saudáveis e saborosos possíveis. Congelar alimentos não é difícil, mas alguns cuidados são necessários. Aqui estão alguns dos erros mais comuns com alimentos congelados e por que você não vai querer cometê-los.


Deixar comida no balcão à temperatura ambiente

Quando muitos de nós tiramos comida do freezer para descongelar, achamos que colocá-la no balcão é uma boa ideia. Claro, parece haver alguma lógica nisso. Permitir que o alimento descongele à temperatura ambiente é fácil e conveniente, pois você simplesmente o deixa parado sem fazer muito esforço. Esse é um método de descongelamento desejável, especialmente para uma pessoa com a agenda cheia que queira descongelar algo enquanto faz outra coisa ou sai de casa por algumas horas.

No entanto, descongelar alimentos perecíveis congelados dessa maneira não é a melhor opção, afirma o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). Na verdade, nunca deve ser deixada comida no balcão por mais de duas horas. Uma vez que o alimento atinge o que é chamado de "zona de perigo" (que é uma temperatura em torno de 4 a 60 °C), as bactérias podem começar a se acumular e pode ser inseguro comer. É sempre melhor descongelar alimentos congelados na geladeira ou em água gelada.


Não cozinhar bem alimentos congelados

Todos sabemos que os alimentos congelados demoram um pouco mais para cozinhar do que os frescos. Mas talvez não estejamos cientes de quão importante para a nossa saúde é cozinhar nossos alimentos congelados. De acordo com Urban Citizen, os alimentos congelados devem ser manuseados de forma semelhante aos alimentos crus em termos de preparação de cozimento, pois ambos podem transportar bactérias e, quando não totalmente cozidos, podem ser muito prejudiciais à saúde

Para evitar doenças transmitidas por alimentos ao cozinhar congelados (ou crus), certifique-se de que eles sejam cozidos adequadamente. Isso significa que frango e todas as carnes moídas, incluindo carne bovina e de cordeiro, devem ser cozidas a 74°C, enquanto bife ou porco podem ser cozidos a 73°C. Falando em cozinhar os alimentos corretamente, sempre verifique se suas carnes congeladas (ou qualquer item no freezer) não foram recuperadas para que você não esteja cozinhando nada que não deveria comer.

 

Os alimentos não são armazenados adequadamente e queimam no congelador

Tirar a comida congelada do freezer e ver cristais de gelo por toda parte significa que o alimento sofreu queimadura por congelamento. Quando você armazena seus alimentos corretamente, você pode ajudar a evitar isso, para que eles permaneçam bons para o seu consumo. A marca Whirlpool disse que a queima do freezer acontece quando o ar frio e seco atinge os alimentos congelados, o que geralmente ocorre quando eles não são embalados e armazenados corretamente ou deixados no freezer por muito tempo. Por exemplo, se você achar que seu sorvete está com queimaduras no congelador, isso pode ser porque a tampa não foi colocada com segurança no pote. Certifique-se sempre de que tudo está selado corretamente antes de colocar no freezer.

 

Descongelar no micro-ondas

Apertar o botão de descongelar do micro-ondas é um procedimento popular para muitos de nós que tentam descongelar nossos alimentos congelados. No entanto, nem sempre pode ser o melhor ou o mais saudável. Usar a opção de descongelar no micro-ondas nem sempre esquenta a comida por completo, e também pode arruinar o sabor. Você quer que sua comida descongele uniformemente, o que é difícil desse jeito. Os alimentos podem começar a descongelar nas bordas, mas o centro pode levar muito mais tempo. Isso pode ser ainda mais complicado quando se trata de descongelar carnes.

Se você planeja usar o botão de descongelamento para descongelar qualquer carne, certifique-se de cozinhá-la imediatamente após descongelar. Isso ajudará a garantir que não haja bactérias crescendo nos alimentos, o que pode causar adoecimento.  

 

Não contabilizar o espaço do freezer

Quando se trata de nossos freezers, tendemos a embalar e deixar lá. Isso ocorre porque é conveniente manter os alimentos à mão sem se preocupar com o que não for usar imediatamente. No entanto, não considerar o espaço do freezer é um dos maiores erros a se cometer com alimentos congelados.

Você deve ter espaço suficiente no congelador para contabilizar todos os alimentos que você está colocando lá. Você quer que tudo fique seguro e intacto para permanecer totalmente congelado e sem qualquer queimadura no congelador. Embale os alimentos corretamente usando sacos de congelamento planos em vez de recipientes de plástico volumosos e divida os itens em porções para ajudar a economizar espaço. Outras maneiras de garantir que tudo caiba no freezer é removendo itens de caixas.

 

Não aquecer legumes congelados corretamente

Adoramos ter vegetais congelados à mão para ajudar a preparar uma refeição rápida e saudável. Mas, embora os vegetais congelados possam ser convenientes, às vezes pode ser difícil dominar o cozimento corretamente. Claro, parece bastante fácil: coloque suas ervilhas congeladas no micro-ondas para cozinhar no vapor e pronto. No entanto, os vegetais congelados muitas vezes podem ficar encharcados e acabar com falta de sabor e textura.

Vegetais congelados não precisam necessariamente de muito tempo (ou qualquer tempo para esse assunto) para descongelar antes que o processo de cozimento ocorra. A textura muda à medida que os vegetais congelados descongelam, o que pode fazer com que fiquem encharcados se deixados para descongelar. Não demora muito para os vegetais descongelarem, pois são muito menores e não tão grossos quanto a carne. Por causa disso, você pode cozinhar seus vegetais congelados para que a estrutura permaneça intacta, e você não corre o risco de um prato encharcado e sem gosto.

 

Congelar os alimentos errados

Adicionar os itens errados ao freezer é provavelmente um dos maiores erros que todos cometem com alimentos congelados. De acordo com a Mashed, qualquer coisa com amido de milho, como molho, não deve ser congelada, pois descongela em uma textura decididamente mais esponjosa, em vez de suave e cremosa. Nunca tente congelar os ovos diretamente nas cascas, pois eles só vão rachar, e os ovos cozidos que são congelados ficam borrachudos depois de descongelados. Produtos lácteos, como leite e creme de leite, nunca devem ser congelados, pois a textura ficará granulada depois de descongelada.

 

Não branquear bagas congeladas

Há muitas boas razões para querer congelar frutas. Apenas certifique-se de congelá-las em uma única camada para facilitar o descongelamento 

Quando estiver pronto para congelar suas frutas, não se esqueça de escalá-las. De acordo com o WTOP News, colocar as frutas a serem congeladas em água fervente por alguns minutos antes de esfriar pode ajudar a prevenir doenças transmitidas por alimentos enquanto ainda mantém os sabores suculentos, doces e azedos. Essa técnica também é essencial ao congelar milho e tomate. Coloque em água fervente e adicione a um banho de gelo antes de embalá-los no freezer.

 

Não usar um termômetro de cozinha em carnes congeladas

Ao cozinhar carne, podemos pensar que sabemos quando ela está pronta para comer simplesmente pela aparência. Isso certamente não é o caso. Se você não estiver usando um termômetro de cozinha, não saberá se a carne está pronta para consumo seguro. O USDA diz que é essencial usar este dispositivo útil ao cozinhar carnes congeladas, para que você não esteja cozinhando mal. Se você cozinhar mal a carne, ela pode ter bactérias e não ser segura para você comer.

Um termômetro de cozinha informará quando a carne estiver cozida na temperatura interna certa que é segura para você consumir e ajudará a fornecer o melhor sabor e textura gerais para um prazer ideal. Normalmente, o termômetro deve ser colocado na parte mais grossa da carne para obter uma leitura mais precisa. Certifique-se de sempre evitar o osso em qualquer carne que estiver cozinhando.

 

O congelador não está frio o suficiente

Se você abrir o freezer e perceber que sua comida parece estar congelada, pode pensar que tudo está funcionando bem. Mas nem todas as temperaturas são as corretas para o seu freezer e, se ele não estiver frio o suficiente, há risco de estragar a comida que é embalada e armazenada.

De acordo com a FDA, seu freezer deve ser ajustado para -18°C graus para manter os alimentos armazenados com segurança sem desenvolver bactérias indesejadas que possam ser prejudiciais a você. É essencial verificar as temperaturas do freezer frequentemente com termômetros de aparelhos, para que ela fique como precisa estar. Lembre-se de que, se você perder energia, verificar se a temperatura ainda está em torno de 4°C ou menos. Nesse caso, seus itens ainda estão seguros para descongelar, consumir ou recongelar, se necessário.

 

Não congelar alimentos imediatamente

Saber quando você deve colocar os itens no freezer é essencial para manter seus alimentos congelados no seu melhor. Não congelar itens imediatamente é um dos maiores erros que todos cometem com alimentos congelados. Embora você não queira colocar nada que ainda esteja muito quente no freezer, certifique-se de colocar os itens lá o mais rápido possível.

De acordo com o USDA, para manter os itens mais frescos quando se trata de descongelar, você deseja colocá-los no freezer imediatamente. Ao fazer isso, você está ajudando a manter o sabor e a textura da comida no seu melhor. Os produtos frescos não devem estar maduros demais ou pouco maduros quando colocados no freezer, mas devem estar perfeitamente maduros para reter o sabor.

Saiba mais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Por causa de dívida, mulher joga gasolina e ateia fogo em idoso
+ Como limpar capinha de celular transparente de 5 maneiras
+ Cientistas descobrem as causas da progressão do Alzheimer no cérebro
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
carne congelado