O Chocolat Festival (@chocolat_festival) chegou ao fim na noite deste domingo, 3, e contou com a entrega das esculturas de chocolate produzidas por chocolatiers ao Instituto Viva Melhor (@institutovivamelhor) que atua na formação, qualificação e capacitação de crianças e jovens em regiões de alta vulnerabilidade social na zona sul de São Paulo.

No fim do evento, foram feitas as doações das esculturas, produzidas por dois chefs chocolatiers, durante os quatro dias de evento realizado no Centro de Eventos São Luis, para expor na entidade, já que muitas crianças nunca viram uma peça de arte de chocolate.

O chef Léo Vilella, que participa há oito edições do evento, desta vez, decidiu escolher o personagem Willy Wonka, dono de uma fábrica de chocolates que, segundo ele, foi finalizada em tempo recorde. “Terminei em dois dias mais de 100 quilos de chocolate”, comemora.

Chef Léo Vilella foi o responsável pela escultura de Willy Wonka/Créditos: Alberto Gomes
Chef Léo Vilella foi o responsável pela escultura de Willy Wonka/Créditos: Alberto Gomes

Outra escultura que rendeu diversos cliques de curiosos foi a da chocolatier paulista Tati Benazzi, que participa do festival há 6 anos e, nesta edição, esculpiu um Papai Noel sentado na cadeira.

“Fiquei com receio da cadeira de chocolate não aguentar a estrutura do Papai Noel, então sentei nela para ver se aguentava e deu certo”, brinca Tati, que passou 4 dias fazendo a escultura.

Tati Benazzi foi a responsável por esculpir um Papai Noel sentado em uma cadeira (Foto: Alberto Gomes)Esculpidas ao vivo em uma temperatura de 18 graus celsius, o público observava através do vidro, a criação e o desenvolvimento das obras. Michele Daniel, que visitou o evento com a filha, ficou encantada com o trabalho dos escultores.

“É surpreendente o modo que as obras estão sendo esculpidas e o nível de detalhes das esculturas. Foi a primeira vez que vi um trabalho assim e estou realmente surpresa”, revelou a visitante.

O representante do Instituto Viva Melhor, João Paulo Souza, celebra a participação do Chocolat Festival no apoio à organização: “Foram beneficiadas seiscentas crianças do Instituto e vinte tiveram a oportunidade de visitar a feira e participar de workshops de chocolate”.

“Além disso, uma aluna do curso profissionalizante de confeitaria aprendeu diversas técnicas com chefs chocolatiers consagrados em suas aulas de show cooking. No final, o evento doou duas esculturas para o IVM com mais de 100kg cada uma”, completou João Paulo.

Sobre o Chocolat Festival

A organização do Chocolat Festival São Paulo 2023 é da MVU Empreendimentos/Grupo M21, detentora da marca para o Brasil e o exterior. Os parceiros do evento são o Governo do Estado do Pará; FUNCACAU; Governo do Estado da Bahia; Governo do Estado de São Paulo; CEPLAC e Ministério da Agricultura e Pecuária do Governo Federal.

Sobre o Instituto Viva Melhor

O IVM é uma organização social que atua na formação, qualificação e capacitação de pessoas em regiões de alta vulnerabilidade social na zona Sul de São Paulo. Fundado em 8 de março de 2006, o Instituto reúne profissionais comprometidos com a transformação social, acreditando que formar é o caminho para transformar vidas e comunidades.

Sua missão é promover o desenvolvimento humano integral, possibilitando o resgate da dignidade, por meio do estímulo à autonomia e ao protagonismo, contribuindo para o fortalecimento da estrutura familiar e o fomento de políticas públicas.