Nesta semana, a Menu publicará uma série de matérias de mulheres inspiradoras em diversas áreas da gastronomia. São chefs, confeiteiras, barwoman e líderes que inspiram outras mulheres.

Elas têm experiência, foco, talento, dedicação, conhecimento e força para seguir ocupando estes espaços – e tantos outros que são, por si só, direito de todas nós.

Conheça a experiente Ana Cremonezi

Inspiradas em grandes cozinheiras da sua família, como sua mãe e sua madrinha, a chef Ana Cremonezi construiu sua carreira na cozinha com muita resiliência.

“O clichê machista ‘lugar de mulher é na cozinha’ sempre existiu, mas ser chef nem sempre ficou a cargo de nós do sexo feminino. No entanto, encontrei igualdade na raça, determinação e coragem, trabalhando sempre de igual para igual, e deixando o profissionalismo falar mais alto, afinal sempre soube onde queria chegar, o que representaria e que tipo de profissional queria ser”, compartilhou.

“Confesso que na luta de paradigmas sexistas e reconhecimento profissional, já tive uma cozinha só de mulheres, isso aconteceu de forma simplista, o que refletia de forma minimalista e delicada em cada prato. Hoje minha cozinha, que é de grande maioria masculina, não foi escolhida por gênero”, disse.

“Hoje mãe de 3 meninas sigo na luta e na busca por igualdade, para que elas possam ter orgulho de todo o trabalho que a mãe delas vem fazendo. Afinal foi sempre delas o colo que tive depois de um dia de adrenalina e um pouco de caos”, ressaltou.

Para inspirar outras mulheres

Questionada sobre quais conselhos ela daria para outras mulheres que desejam seguir na mesma carreira que a sua, ela ressaltou “a entrega de corpo, alma e coração.

“Amo ser mulher e cozinheira, sentimentos que só encontro estando aqui dentro, intrínseco em corpo, alma e coração. Afinal, há dias bons, dias ruins, mas na cozinha os dias são únicos. Dias que te fazem sorrir e dias que te fazem chorar muito. Dias que você pensa e dias que você mal consegue falar”, disse.

“O maior prazer é cozinhar e fazer comida boa e que faz o coração vibrar, em uma cozinha sem rótulos, sem paradigmas e repleta de liberdade”, completou.

Sobre a Ella Fitz, @ellafitzristoranti

Com uma pegada mais de bar, o Ella nasce – como o próprio nome diz – um lugar onde o jazz é o grande mote, pois faz referência a uma das maiores lendas do jazz, a cantora Ella Fitzgerald.

O menu conta com massas frescas e antepastos muito bem executados pela chef Ana Cremonezi, tudo em porções menores como são de fato os bares italianos.

Pasta Fresca, uma sublime combinação do fiori di latte, a frescura do tartar de atum, a intensidade do pesto, acompanhados por um leve toque de limão siciliano/Créditos: @ellafitzristoranti
Pasta Fresca, uma sublime combinação do fiori di latte, a frescura do tartar de atum, a intensidade do pesto, acompanhados por um leve toque de limão siciliano/Créditos: @ellafitzristoranti

Claro, a carta de drinques também terá uma bela atenção, feita pela bartender Márcia Martins. E claro, vinhos também serão servidos em quantidades menores – para que o cliente possa provar mais de um rótulo: ele pode escolher as jarretas de 500 ou 250 ml. 

Serviço

Endereço: Rua dos Pinheiros, 332 – Pinheiros, São Paulo
Horário: Segunda a quinta-feira das 12h às 15h e das 18h30 às 23h. Sexta das 12h às 16h e das 18h30 às 23h. Sábado das 12h às 23h e domingo das 12h às 21h |
Contato: (11) 93083-8387