Nesta semana, a Menu publicará uma série de matérias de mulheres inspiradoras em diversas áreas da gastronomia. São chefs, confeiteiras, barwoman e líderes que inspiram outras mulheres.

Elas têm experiência, foco, talento, dedicação, conhecimento e força para seguir ocupando estes espaços – e tantos outros que são, por si só, direito de todas nós.

Conheça a gelataia Fernanda Pamplona

O nome curioso gelataia nunca me foi apresentado – mas ao pesquisar no Google, a primeira definição que me foi entregue foi: ‘vendedor de gelados’, ‘homem dos gelados’, ‘sorveteiro’, todos no gênero masculino. Porém, Fernanda Pamplona prova que esta definição está defasada. A profissão pode sim ser ocupada por uma mulher.

Em conversa, ela contou como foi que escolheu mergulhar no mundo dos gelatos

“Trabalhava em escritório na frente do computador, na prefeitura de São Paulo. Naquela época, operava alguns projetos em Parelheiros e foi quando conheci a comunidade e os pequenos produtores da região. Mais do que isso, foi lá que conheci algumas mulheres que trabalhavam nas produções e vi toda a força e garra que elas tinham, dando suporte necessário para as coisas acontecerem”, compartilhou.

“Após uma viagem para Itália, descobri uma outra paixão: o gelato. Foi nesse momento que resolvi reunir uma coisa a outra – e trazer a Albero para o Brasil com essa proposta de oferecer gelatos produzidos com ingredientes fornecidos por pequenos produtores. Lembro bem quando conheci a fruta cambuci e me apaixonei pelo sabor. Mas mais do que isso, lembro da atenção da produtora ao me apresentar a fruta com carinho e seus demais produtos derivados. Uma relação muito bonita”, completou.

'A dica é confiar no seu taco e investir nas suas ideias', comartilha gelataia Fernanda Pamplona, da Albero dei Gelati/Créditos: Bruno Geraldi
‘A dica é confiar no seu taco e investir nas suas ideias’, comartilha gelataia Fernanda Pamplona, da Albero dei Gelati/Créditos: Bruno Geraldi

Sobre os desafios de estar em uma posição de liderança, muitas vezes ocupadas por homens, ela disse “que ainda percebe que as mulheres enfrentam algumas dificuldades por conta de preconceitos”

“Uma coisa que me ajudou bastante a enfrentar, acredito, foi o fato de trabalhar diretamente com os produtores que fornecem os ingredientes para a produção dos gelatos, em sua maioria, homens. Sempre precisei lidar com eles que estão à frente das produções e isso me fortaleceu muito para trabalhar dentro de uma cozinha”, ressaltou.

“Hoje, no comando das três unidades da Albero em São Paulo, busco sempre trazer uma cozinha afetiva, onde exista bastante conversa e trocas com a minha equipe, deixando o ambiente mais leve e saudável para trabalhar”, disse.

Para inspirar outras mulheres

Questionada sobre quais conselhos ela daria para outras mulheres que desejam seguir na mesma carreira que a sua, ela ressaltou a troca, confiança e criatividade.

“Tenho muitas trocas com outras chefs de confeitarias e restaurantes sobre esse assunto e algo que acredito ser um bom conselho é enfrentar seus medos, acreditar e confiar nas suas ideias. Muita gente vai opinar sobre tudo, mas acho importante trazer a memória afetiva com coragem para executar as receitas e seguir o coração”, compartilhou.

“Percebi que, a partir do momento que deixei de ter medo para expressar o que realmente quero em um sabor novo de gelato, por exemplo, foi muito gratificante ver os clientes compreendendo a proposta escolhida. Então, a dica é confiar no seu taco e investir nas suas ideias”, concluiu.

Sobre a Albero, @albero_br

A primeira L’Albero dei Gelati, que em italiano significa a árvore de sorvetes, foi criada na região da Lombardia em 1985, por um casal apaixonado pela terra e pelo que ela dava de mais fresco e saboroso. Hoje, é uma das poucas gelaterias italianas a ter, por sete anos consecutivos, três cones no renomado prêmio Gambero Rosso – com direito a um prêmio especial de sustentabilidade.

Aqui em São Paulo, atualmente com três endereços, em Pinheiros, Itaim e Jardins, a gelataia Fernanda Pamplona prepara os gelatos agrícolas utilizando ingredientes brasileiros, naturais e frescos, fornecidos por pequenos produtores parceiros.

Alguns sabores da Albero dei Gelati/Créditos: Reprodução/Instagram/@@albero_br
Alguns sabores da Albero dei Gelati/Créditos: Reprodução/Instagram/@@albero_br

No mesmo ano de sua abertura, em 2019, a gelateria recebeu indicação pela premiação da Veja Comer & Beber, em categoria também estreante na edição, para a Inauguração do Ano.

Nos anos seguintes, 2020 e 2021, a Albero dei Gelati São Paulo conquistou o segundo lugar como Melhor Sorveteria da cidade e em 2022 foi reconhecida em primeiro lugar pelo prêmio de Melhor Sorveteria do ano. No mesmo ano, também foi indicada na premiação Melhores do Ano, da revista Prazeres da Mesa, dentre as melhores sorveterias do país.

Em 2023, a Albero dei Gelati comemora a conquista de melhor sorveteria em premiação pelo guia especial O Melhor de S.Paulo, da Folha de S.Paulo.