É claro que não poderia faltar uma listinha de tendências de comidas para 2023. Mas, afinal, o que determina as tais tendências alimentares? Uma reportagem do U.S. News ouviu Janet Helm, nutricionista e especialista em alimentação e culinária, para apontar o que deve bombar em termos gastronômicos no novo ano.

Janet começa afirmando que, devido à instabilidade global, a luta para manter o controle da saúde e das finanças será um fator dominante em 2023, o acabará influenciando as escolhas alimentares.

Diante desse quadro, as pessoas buscarão alimentos que ajudem a proteger não apenas a saúde individual, mas também o planeta, além de fazer escolhas mais simples que levem a uma economia de tempo e de dinheiro. Outra aposta é que haverá uma busca maior por mais experiências sensoriais, que ajudem a distrair um pouco do cotidiano pesado.

Veja quais serão as principais tendências gastronômicas para 2023, segundo a especialista:

Evolução das comidas à base de plantas

Depois de anos de crescimento intenso, as alternativas de carnes à base de plantas atingiram uma certa calmaria, pois os consumidores têm reclamado que essas carnes vegetais acabam sendo alimentos ultraprocessados, que sempre são apontados como vilões das dietas saudáveis. Cada vez mais, os consumidores estão interessados em ingerir mais alimentos vegetais, porém de uma forma que não precise, necessariamente, imitar carnes, aves, pescados e outras fontes de proteína animal. Assim, espera-se que leguminosas (como feijões, lentilhas e grão-de-bico), algas marinhas e cogumelos ganhem mais destaque no dia a dia da população.

Plantações amigas do clima

Eventos climáticos extremos têm sido devastadores para os agricultores e a mudança de clima é uma preocupação crescente no mundo atual. Por causa disso, os agricultores estão redescobrindo culturas antigas e desenvolvendo novas plantas, híbridas, que sejam mais capazes de resistir alterações climáticas.

A aposta para 2023 é que isso se intensifique, ao menos nos países desenvolvidos, como os Estados Unidos. Por lá, a expectativa é encontrar vários pães feitos com grãos diferentes, como o kernza, uma variedade perene e robusta desenvolvido pelo The Land Institute no Kansas. Também será possível observar uma preocupação maior com a saúde do solo e a biodiversidade de culturas agrícolas.

Um movimento que cresceu bastante no mundo todo em 2022 foi o de ingerir bebidas sem álcool, deixando os drinks alcoólicos apenas para ocasiões especiais. De acordo com a especialista, isso tende a se tornar ainda mais forte no novo ano. O movimento foi tendência recente no TikTok, e provavelmente será adotado por ainda mais pessoas a partir dos próximos meses, com marcas e bartenders criando coquetéis zero álcool ou criando bebidas com baixo teor alcoólico.

Pechinchas e frugalidade

Um estilo de vida mais comedido parece que vai despontar em 2023, com as pessoas investindo em comer menos e melhor, gastando pouco. Com preços recordes de alimentos apertando os orçamentos familiares, inclusive por aqui, a Innova Market Insights identificou a “redefinição de valor” como sua principal tendência de alimentos e bebidas para 2023. Dessa forma, espera-se que os consumidores sejam menos ousados na hora de comprar seus alimentos do dia a dia, o que ajuda também a reduzir o desperdício.

Cortes de carnes mais baratos, como coxas de frango e paleta suína, podem ser uma grande tendência no próximo ano, já que permite muitos usos diferentes, são saborosos e geram pouco desperdício.

Comida de verdade

Os consumidores devem estar ainda mais atentos aos alimentos ultraprocessados e preferirão os “reais” aos artificiais, especialmente quando se trata de adoçantes de baixa ou nenhuma caloria. A popular “comida de verdade”, tendência que vem se consolidando no Brasil já há alguns anos.

Dados da Whole Foods prevêem que as tâmaras vencerão a corrida como adoçante natural favorito em 2023. Seja na forma de fruta desidratada ou em pasta, fruta será cada vez mais usada para adoçar bebidas, barras energéticas, cereais matinais, ketchup, molhos para salada e muito mais.

Por outro lado, em vez de produtos industrializados com baixas calorias, a manteiga de verdade deve se consolidar como tendência em 2023, especialmente as produzidas a partir de leite obtido de vacas que pastam e têm uma criação sustentável.

Turismo de sabores

Já que viajar continua caro, a tendência para o novo ano pode ser “viajar” em casa mesmo, por meio de novos sabores. Assim, a aposta é que haverá grande destaque para produtos e ingredientes usados em receitas de outros países, para os que desejam expandir seu repertório cultural por meio da comida.

Nos Estados Unidos, relatórios de tendência de hospitalidade apontam a cozinha filipina como a de maior destaque em 2023. Além disso, sanduíches de inspiração global, como o argentino choripán, também estarão em alta.

Novas experiências e distrações

Por fim, a busca por um pouco mais de prazer, novas experiências e distrações pode ser a tônica do ano novo. A saúde é uma prioridade, mas ter alegria nas refeições também é. Segundo a nutricionista ouvida pelo U.S. News, haverá uma grande busca por comidas reconfortantes e despretensiosas, com recriações dos clássicos que marcaram a infância de muita gente, como o macarrão com queijo para os norte-americanos, e um simples arroz com feijão e farofinha para os brasileiros.

Todas as comidas retrô serão uma grande tendência em restaurantes, incluindo coquetéis à moda antiga e sobremesas como baked Alasca, composta por bolas de sorvete “assadas” sob uma camada de marshmallow queimado.

Misturas malucas também pode ser a onda da vez, como pizza de sushi, rolinhos primavera de cheeseburger ou burritos de frango coreanos picantes.

Para nos distrair das pressões diárias, vamos recorrer a experiências gastronômicas. DE acordo com o Yelp, houve um aumento de 263% nas buscas por restaurantes subaquáticos nos Estados Unidos. Se a moda pega por aqui, pode ser bem divertido.