Um prato de massa é sempre reconfortante, seja um espaguete à carbonara, ou um bom bolonhesa com muito parmesão em cima. Mas quem nunca errou na quantidade na hora de cozinhar a massa – para mais ou para menos?
Controlar o tamanho das porções a serem cozidas pode ser um transtorno para muita gente. Pensando nisso, o tabloide The Mirror ouviu uma especialista no assunto, que compartilhou truques para preparar uma massa perfeita, usando a quantidade exata de água.

+Spaghetti à Carbonara
+Ravióli de mussarela
+Fettuccine aos quatro queijos tartufado
+Linguine nero al mare

“É importante controlar as porções. Normalmente, servimos 100 g de macarrão por pessoa e, para cozinhar o macarrão com perfeição, você precisa de espaço suficiente na panela para que o macarrão possa dançar na água”, conta Roberta d’Elia, chef de cozinha do Pasta Evangelists, em Londres, na Inglaterra.

“Você coloca 100 gramas de macarrão em um litro de água fervente. Dessa forma, a massa vai cozinhar perfeitamente e os fios vão ficar al dente”, explica a chef, que é de Puglia, no sul da Itália.

Seguindo as dicas da chef italiana, se a ideia for cozinhar para duas pessoas, você vai precisar de 200 gramas de macarrão e dois litros de água.

E, na hora de colocar sal na panela, a quantidade vai depender do tipo da massa, se fresca ou seca, segundo a especialista. “Sal na água é fundamental para extrair o melhor sabor do macarrão. Na hora de cozinhar massa fresca, pode adicionar até 10 gramas de sal por litro de água. Mas, para a massa seca, tome cuidado com a quantidade, porque ela demora mais para cozinhar”, ensina a chef.

“Para a massa seca, pode reduzir a quantidade de sal, usando 5 gramas para cada 100 gramas de massa e um litro de água”, explica.

Roberta afirmou ainda que, ao cozinhar macarrão fresco, é importante lembrar que a cocção é rapidíssima, uma questão de minutos. “Se estiver um pouco seca, você cozinha por cerca de três minutos, mas se tiver acabado de fazer e estiver realmente fresca, precisará de apenas dois minutos”, ensina ela.

“Para verificar se está no ponto certo, observe se a massa fresca flutua. Quando subir à superfície, espere mais um minuto e está perfeitamente cozida”.

A chef acrescenta: “A massa seca é fácil, mas depende da marca que você usa. É preciso conferir na embalagem, pois cada marca tem um jeito diferente de cozinhar e tempos diferentes. Para fios al dente, ou seja, mais durinhos, diminua dois minutos do tempo de cozimento e ficará igualzinho ao macarrão que os italianos fazem”.