15/02/2023 - 15:12
Churrasco é algo que o brasileiro realmente ama, ainda mais em momentos de festa, como o Carnaval. Apesar de a cerveja e a caipirinha serem bebidas onipresentes em qualquer churras, um especialista ouvido pelo Daily Meal comentou que diferentes estilos de churrasco podem exigir, também, diferentes tipos de bebidas para harmonizar.
+Chefs ensinam a fazer o churrasco perfeito
+Pesquisa calcula a quantidade de comidas de churrasco que adultos comem ao longo da vida
+Aprenda a preparar a carne perfeita para o churrasco
+‘Melhor carne do mundo’ na Netflix, boi velho gera nova iguaria do churrasco brasileiro
Isso é ainda mais marcante no contexto dos Estados Unidos, que reúne vários estilos e tradições no que diz respeito ao bom e velho churrasco, que por lá eles chamam de barbecue. Estilos esses que se consagraram em lugares como Texas, Carolina do Norte e Carolina do Sul, Kansas City e Memphis. Um é diferente do outro e, segundo o pitmaster Rodney Scott, cada tipo pede uma bebida.
Scott ficou famoso nos EUA, e no mundo, depois de mostrar seu domínio da arte de fazer churras na série documental da Netflix “Chef’s Table: BBQ”, de 2020.
Cerveja leve ou bourbon
Segundo o Daily Meal, Rodney Scott explicou que ele geralmente prefere uma cerveja leve ou um bourbon para apreciar junto com as carnes que prepara no churrasco. A tendência a preferir uma cervejinha com o churras não é tão incomum para o chef, já que, como ele mesmo comentou, costuma beber “uma cerveja leve em todas as refeições.”
E quanto a combinar bourbon com churrasco? Há uma razão específica para essa preferência de Scott. As façanhas culinárias do elogiado pitmaster, todas um produto dos estilos culinários do churrasco da Carolina do Sul, são conhecidas por seu acentuado de vinagre e especiarias picantes.
Além desses dois ingredientes básicos, há outro, secreto, que o chef recomenda para as pessoas adicionarem aos molhos que servirão com as carnes do churras: limão. O sabor cítrico da fruta combina muito bem com bebidas que passam por madeira, como os uísques e bourbons, e ainda traz uma acidez bem-vinda às carnes. Não é à toa que sempre tem um limãozinho espremido sobre a linguiça nos churrascos brasileiros…
Para os que abriram mão, ou simplesmente não gostam, das bebidas alcoólicas, a sugestão do chef para servir com o churras é chá, bem doce e gelado. Scott afirmou que um dos itens mais populares em seu restaurante na Carolina do Sul, o Scott’s BBQ, é justamente o chá. Quem diria! O pitmaster também tem uma preferência particular por essa bebida: “é um chá muito doce, justamente como eu gosto “.
Coquetéis que surpreendem
Scott costuma sugerir os destilados amadeirados, como o bourbon, porque os sabores defumados das carnes combina com as notas mais potentes dessas bebidas. Uma opção para quem quer arriscar na harmonização do churras com uísque, mas não curte tomar essa bebida pura, é usá-la como base para o preparo de drinques, como a nossa caipirinhas, que caem tão bem com espetinhos, picanha, linguiça na brasa e afins.
O chef sugere misturar uísque ou bourbon com abacaxi ou limonada para combinar com os cores defumados. Para uma opção mais leve e refrescante, ótima para o verão brasileiro, a dica é misturar partes iguais de cerveja e limonada – fica bem fresca, pouco ácida, e combina bem com qualquer preparo da churrasqueira, segundo o chef. Boa ideia para o churras de Carnaval.