por Rogério Santos

Opção para o café da manhã ou lanche da tarde, não há quem resista a uma fatia de bolo! Das versões tradicionais, como fubá e milho, até as preparações mais elaboradas e com recheios diversificados. A arte de fazer bolos chegou até os programas de TV e eleva cake designers como Buddy Valastro ao status de celebridades.

Na hora de preparar a iguaria, cada um tem sua receita preferida e um “método infalível”. Mas o que fazer para não errar a mão na hora de fazer um bolo? A Menu ouviu três especialistas no ofício, que dão dicas preciosas para que a sua receita fique perfeita. Além disso, separamos dez receitas de bolos deliciosos para você fazer em casa, que você pode conferir aqui!

1 – Quais cuidados devem ser tomados com os ingredientes?

Separar os ingredientes é o primeiro passo para executar a receita (Foto: Reprodução/iStock)

Ao preparar um bolo, o primeiro passo é separar os ingredientes que serão utilizados. A chef Júlia Junqueira, da confeitaria Le Bon Gâteau, avalia que antes de iniciar qualquer receita, é recomendável verificar se você terá todos os ingredientes na medida pedida.” Eu gosto de já deixá-los separados na bancada na ordem em que eles serão utilizados para garantir que não esquecerei de nada”, diz Júlia.

Responsável pelas receitas da padaria Sto Chico, a padeira Helena Mil-Homens salienta que o ideal é separar os ingredientes, um a um, e procurar manter os secos e os úmidos ou molhados separados até o final.

2 – Respeite as medidas!

Respeitar as medidas garante um bom resultado no preparo (Foto: Reprodução/iStock)

Separados os ingredientes que serão utilizados, é hora de medir a quantidade dos ingredientes antes do preparo da massa. Helena Mil-Homens, afirma que as receitas são testadas com as quantidades e proporções ideais para um melhor resultado.

Para Júlia Junqueira, qualquer mudança nas medidas irá mexer na proporção dos ingredientes na receita, o que pode fazer com que toda a receita desande. “Na cozinha profissional só trabalhamos com balança. Até mesmo os ovos são computados pelo peso e não por unidade. Em casa, quando não for possível utilizar a balança, use pelo menos medidores de ingredientes”, considera.

2 – Por que peneirar os ingredientes?

Peneirar ajuda para que os ingredientes incorporem melhor na massa (Foto: Reprodução/iStock)
Dúvida recorrente no preparo de bolos, o ato de peneirar os ingredientes não pode ser deixado de lado. Segundo Helena, peneirar colabora para uma melhor incorporação dos itens na massa, para que não formem grumos.

4 – Bater o bolo à mão, na batedeira ou liquidificador?

(Foto: Reprodução/iStock)

Qual a melhor maneira de bater o bolo? A confeiteira Roberta Julião, da Da Feira ao Baile, considera que para fazer a massa,  é importante bater pouco a farinha, para que o bolo não ficar solado.

“Sugiro que sempre incorpore a farinha na mão. Se fizer numa batedeira, coloque em velocidade mais baixa e só bata o tempo suficiente mesmo para essa farinha incorporar à massa. Muitas vezes, até termino de incorporar a farinha na mão tirando antes da batedeira”, considera.

Já para o preparo do recheio ou cobertura do bolo, Roberta considera interessante bater a ganache em batedeira, com batedor de arame para aerar. Isso irá deixá-la com ótima textura, parecendo mousse”, afirma Roberta. Outra dica da confeiteira é sempre se programar, ao invés de fazer em cima da hora.

Para Helena Mil-Homens, a aeração vai ser diferente para cada tipo de instrumento usado. “Não se bate clara em neve no liquidificador, por as lâminas não incorporam o ar. Usa-se o globo da batedeira. Ou bate-se à mão. Já bolos com pedaços, como cenoura por exemplo, usamos o liquidificador para homogeneizar”, frisa a padeira.

5 – Pré-aquecimento do forno

(Foto: Reprodução/iStock)

Após bater o bolo e transferi-lo para a forma, é hora de assar. Mas antes disso, o forno precisa estar pré-aquecido de maneira adequada. Para Júlia, isso varia muito de forno pra forno, mas é importante é que esteja bem quente e uma vez o bolo dentro, não abrir de maneira alguma enquanto ele cresce.

“Depende muito do forno e do tipo de abastecimento do gás, se é encanado, ou botijão, por exemplo”, avalia Helena Mil-Homens. Para ela, meia hora antes deve ser suficiente para a maioria dos tipos. “Gosto sempre de ligar o forno logo antes de começar a fazer a receita”, completa.

Da Feira ao Baile Café
rua Mateus Grou, 80 – Pinheiros
(11) 3062-0450 – São Paulo – SP
dafeiraaobaile.com.br
Segunda, das 11h às 19h. De terça a sexta, das 10h30 às 19h. Sábado, das 11h às 18h.

Le Bon Gâteau
rua Ferreira de Araújo, 305 – Pinheiros
(11)3032-0003 – São Paulo – SP
lebongateau.com.br
De terça a sábado, das 11h às 18h.

St. Chico
rua. Fernão Dias, Pinheiros – São Paulo/SP
(11) 3031-5096
facebook.com/stchicopadaria
De segunda a sexta, das 7h30 às 20h. Sábado, das 8h às 18h. Domingo, das 8h às 13h.