gastronomia é um grande ponto a se considerar em uma viagem. E para os aventureiros de plantão, um destino ganha pontos bônus se entrega detalhes de sua história, cultura e identidade social por meio dos pratos típicos e ingredientes usados.

Pensando nisso, o portal “Food & Wine”, referência em gastronomia internacional, convocou mais de 180 especialistas a elencar os melhores destinos internacionais para comer e beber. Confira:

As 12 melhores cidades do mundo para comer e beber

12º: Lisboa, Portugal

Lisboa (Pexels)
Lisboa (Pexels)

A cozinha mediterrânea faz parte da identidade de Lisboa e de Portugal como um todo. De frutos do mar frescos aos tradicionais pastéis de nata, passando pelos tradicionais vinhos portugueses, a cidade oferece opções gastronômicas para todos os gostos e bolsos.

11º: Kyoto, Japão

Kyoto (Pexels)

Antiga capital do Japão, Kyoto conta com alguns dos peixes mais frescos do mundo no emblemático mercado Nishiki, além das tradicionais casas de chá.

10º: Madri, Espanha

Madri
Madri (Pexels)

Casa do Mercado de San Miguel e da cozinha castelhana, Madrid oferece pratos típicos que se tornaram sucesso no mundo todo, como churros e paella.

9º: Osaka, Japão

Osaka (Pexels)

A cultura alimentar de Osaka está ligada à comida tradicional japonesa, com destaque para os takoyakis (bolinhos de polvo), okonomiyakis (panquecas), kushikatsus (carnes e vegetais fritos e no espeto) e yakitoris (comida no espeto grelhada na brasa). A cidade tem 100 estabelecimentos reconhecidos pelo Guia Michelin.

8º: Copenhague, Dinamarca

Copenhague (Pexels)

Copenhague é uma das responsáveis pelo reconhecimento internacional da culinária nórdica.

7º: Singapura

Singapura (Pexels)

Com suas inovações tecnológicas e restaurantes conceituais, Singapura também se coloca no mapa como um dos principais destinos quando o assunto é gastronomia.

6º: Roma, Itália

Roma (Pexels)

Capital da Itália, Roma tem sua culinária marcada pela tradição, com suas inúmeras trattorias e pizzarias. Apesar disso, a gastronomia contemporânea também tem se destacado na cidade.

5º: Lima, Peru

Lima (Pexels)

Primeiro destino latino-americano da lista, Lima, capital do Peru, é também um destino certo para quem quer ficar de estômago cheio. Além dos restaurantes premiados, a cidade tem uma incrível vida noturna para todos os gostos.

4º: Paris, França

Paris (Pexels)

Com seus bistrôs tradicionais e amplo espaço às culinárias internacionais, a Cidade das Luzes não poderia ficar de fora da lista. Atualmente, Paris conta com 500 estabelecimentos reconhecidos pelo Guia Michelin.

3º: Cidade do México, México

Cidade do México (Pexels)

Mais um destino “eclético” quando se trata de gastronomia, a Cidade do México é o lar de alguns dos chefs mais renomados do mundo.

2º: Istambul, Turquia

Istambul (Pexels)

De restaurantes reconhecidos a food trucks, Istambul tem se destacado no cenário gastronômico por seu charme e hospitalidade. Com grande influência mediterrânea, a cidade chama atenção por mercados de especiarias e drinks nacionais.

1º: Tóquio, Japão

Tóquio (Pexels)

Ao que parece, o Japão é o melhor país para se comer no mundo, com sua capital, Tóquio, em primeiro lugar. Com 183 restaurantes estrela Michelin, a cidade não abre mão da diversidade em seus estabelecimentos finos e tradicionais, lojas de comida de rua e amplo destaque à culinária internacional.