por Felipe Mirassierras, do Praça São Lourenço (SP)

400 ml de creme de leite fresco
150 g de açúcar
30 g de xarope de milho
150 g de mel
6 claras de ovos
Uma pitada de sal
10 ml de licor de café
30 ml de café espresso extra forte
5 ml de licor de Amareto (opcional)

mirtilos no vinho do Porto

200 g de mirtilos frescos
150 ml de vinho do Porto
150 ml de vinho tinto
60 g de açúcar
1 fava de baunilha

espresso torrone

Bata o creme de leite em ponto de chantilly. Cubra com um plástico filme e leve à geladeira. Em uma panela pequena, aqueça o açúcar, o xarope de milho e o mel até atingir 234ºC (utilize um termômetro para alimentos). Enquanto aquece, bata na batedeira as claras com uma pitada de sal até o ponto de picos moles. Quando o preparo de açúcar atingir a temperatura certa, aumente a velocidade da batedeira e adicione a calda aos poucos. Isso irá formar um merengue. Adicione ao merengue o licor de café, o café espresso e o Amareto. Misture, gentilmente, o preparo de café e o chantilly batido com uma espátula. Cubra o torrone e leve ao freezer por 2 horas até firmar na textura de um sorvete macio.

mirtilos no vinho do Porto

Ferva o açúcar, vinho tinto, vinho do Porto e a baunilha e reduza a metade do volume inicial. Adicione os mirtilhos, cozinhe por 5 minutos e desligue o fogo. Leve à geladeira até estar completamente frio.

para servir

Em uma taça ou prato fundo, coloque uma bola do espresso torrone e, ao lado, os mirtilos no vinho do Porto. Se preferir, sirva com farinha de castanhas.

rendimento 6 poções; preparo 3h; execução moderada

 

Praça São Lourenço

rua Casa do Ator, 608 – Vila Olímpia (veja no mapa)

(11) 3053-9300 – São Paulo – SP

pracasaolourenco.com.br