14/02/2023 - 16:51
Todo dia 14 de fevereiro é celebrado o Valentine’s Day, o Dia dos Namorados, em diversos locais do mundo, especialmente em países como os Estados Unidos. Embora, na tradição brasileira, o dia de comemorar o amor seja 12 de junho, muitos casais embarcam na celebração de gringa. Afinal, festejar nunca é demais, não?
Se a ideia é brindar com seu amor neste Valentine’s Day, a sommelière Érika Líbero sugere um bom espumante e dá dicas para harmonizar a bebida com petiscos. “É um tipo de vinho que vai bem do começo ao final da refeição. Espumantes harmonizam da salada à sobremesa”, ensina ela.
Tábua de queijos e frios
Muito amada pelos brasileiros, e bastante versátil, a tradicional tábua de queijos e frios é uma boa dica para começar um jantar romântico. Segundo a sommelière, o espumante combina demais com esses belisquetes. Nesse caso, a melhor pedida é um Prosecco.
Ostras frescas
Ostras sempre costumam ser associadas a momentos românticos, pois são consideradas afrodisíacas. Para harmonizar com o molusco, em geral servido cru, com limão, pimenta e sal, com as conchas sobre uma camada de gelo, o par perfeito é um Champagne, o espumante francês por excelência. Érika lembra que, se o orçamento for apertado, vale procurar um bom espumante feito pelo método tradicional, o mesmo usado em Champagne para produzir suas famosas borbulhas.
Fondue de queijo
Se o clima estiver propício, mais para o friozinho, uma opção romântica e que nunca sai de moda é a fondue de queijo. Para combinar com o queijo cremoso e seus acompanhamentos, a sommelière indica um espumante 100% elaborado com a uva branca Chardonnay.
Salmão assado em crosta de gergelim
Peixes são práticos de preparar e ficam prontos rapidinho, permitindo que o casal tenha mais tempo para curtir a noite juntos. Nesse caso, Érika indica um salmão assado em crosta de gergelim, com um purê de abóbora levinho para acompanhar. “Fica ótimo com espumante e, também, com vinhos rosés”, indica ela. “Por isso, a dica é harmonizar com um espumante rosé, 100% pinot noir.”
Torta de morango com merengue
Sobremesas com morangos também costumam ser hit no quesito celebração do amor. Na hora de escolher um vinho que harmonize com a sobremesa, o segredo, segundo a sommelière, é que ele seja tão doce, ou mais, que o quitute escolhido para fechar a refeição. “Neste caso, harmonize com um espumante doce, como o moscatel”, sugere Érika. No Brasil há excelentes opções e com preços bastante acessíveis. “Caso prefira uma opção importada, procure por um Spumanti d’Asti na seção de vinhos italianos.”
Por fim, vale lembrar que os espumantes devem ser servidos gelados, para realçar a acidez natural da bebida e não acentuar o álcool. “Antes de servir, deixe por pelo menos 2h30 na geladeira ou uma hora no balde de gelo. Durante o serviço, mantenha no balde de gelo para manter a baixa temperatura”, destaca Érika Líbero.